Nesse caso, podemos substituir o HÁ pelo verbo existir: “Existem dúvidas na prova”. Na frase “Há muito tempo não o vejo”, também é com agá, pois podemos dizer: “Faz tempo que não o vejo”. Já na frase “Estamos a dois minutos de casa”, o A deve ser escrito sem agá, pois não pode ser substituído por um verbo.
Pleonasmo: É uma repetição ou redundância desnecessária de um termo da oração ou do significado de uma expressão. Há um ano atrás: Está errado, pois, "Há" indica o passado, consequentemente não tem necessidade de ser usado o "atrás". Há um ano: É forma correta a ser usada em uma oração.
Observação importante: como usamos o verbo "haver" então devemos escrever "há" (e não "a"). Está errado escrever "a alguns anos" com o sentido de tempo passado, pois o "a" é usado para tempo futuro. Exemplo: "daqui a três anos eu vou viajar".
As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Há é a forma conjugada do verbo haver na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo.
Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "há" para tempo passado.
A palavra “mas”, por ser uma conjunção adversativa, é usada para transmitir ideia de oposição ou adversidade. Ela pode ser substituída pelas conjunções porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto e não obstante.
A palavra "mas" é uma conjunção adversativa, possui o sentido de oposição. Já "mais" assume, em geral, a função de advérbio, significando em maior quantidade ou intensidade. "Mais" é o antônimo, ou seja, possui o sentido contrário, de "menos". Para criar relação de oposição entre duas orações.
conjunção Contudo, todavia; indica oposição ou restrição de ideias: quero comprar o apartamento, mas não tenho dinheiro.