As aplicações da epidemiologia na saúde bucal são informar a situação da saúde na população, investigar os fatores que influenciam a saúde e avaliar o impacto das ações propostas para alterar a situação encontrada.
Assim, o índice ceo-d é o correspondente ao CPO-D em relação à dentição decídua, mas inclui só os dentes cariados (c), com extração indicada (e) e obturados (o), excluindo os extraídos devido às dificuldades em separar os que o foram por causa de cárie dos perdidos pelo processo natural de esfoliação dentária.
3) Analisando o gráfico podemos observar que, a região do país que apresentam o maior índice de CPOD no ano de 1986 é Centro - Oeste com 8,5, enquanto que o menor índice de CPOD o tem a região Sudeste com 5,9.
Outros fatores apontados como responsáveis pelo declínio da cárie foram a fluoretação das águas de abastecimento público, dentifrícios com flúor2, mudanças no consumo de açúcar, e melhorias nas condições socioeconômicas6,8.
Medidas preventivas como ensinar o paciente a remover a placa bacteriana, aplicação tópica de flúor e orientação sobre dieta são fatores que ajudam no controle da doença. A motivação e a instrução da higiene bucal constituem a base dos programas escolares baseados na prevenção da cárie em crianças em muitas populações.
A cárie dental é uma doença que causa desmineralização da estrutura dental quando a placa não é eliminada completamente com a escovação e o fio dental. As bactérias da placa produzem ácidos que atacam/desmineralizam o esmalte e criam pequenas cavidades nos dentes chamadas de lesões da cárie.
Os métodos mais tradicionais e frequentemente usados pelos cirurgiões-dentistas para a detecção das lesões de cárie são o exame visual-tátil associado ao exame radiográfico. Neste tipo de método, aspectos como textura brilho e coloração das lesões são importantes para a diferenciação das lesões ativas e inativas.