A bola é um objeto utilizado para lazer de uma pessoa e em diversos desportos. ... A bola pode ser oca e repleta de ar, como a bola de futebol, ou sólida, como a bola de bilhar ou de golfe. Na maioria dos jogos, as jogadas acontecem em função do estado da bola sendo acertada, chutada, ou arremessada pelos jogadores.
A coordenação motora ampla está relacionada com a habilidade de movimentar, de forma eficiente, as articulações e os músculos do corpo, por meio de comandos programados do cérebro.
A coordenação motora grossa permite que a criança rasteje, ande, corra, salte, pule, suba e desça escadas. Já a fina dá a capacidade de usar os pequenos músculos em movimentos delicados, como escrever, pintar, desenhar, recortar, encaixar, montar e desmontar, abotoar e desabotoar.
Na coordenação motora fina, verificamos o uso de músculos pequenos, como os das mãos e dos pés. Ao desenhar, pintar ou manusear pequenos objetos, a criança realiza movimentos mais precisos, delicados, e desenvolve habilidades que a acompanharão por toda a vida.
As crianças podem pular corda. Objetivo – Desenvolver a coordenação motora ampla, o esquema corporal, estimular a orientação espacial e temporal, ampliar o equilíbrio, a lateralidade e melhorar o tônus muscular.
A classificação dos resultados com relação à motricidade fina foi estabelecida de acordo com Rosa Neto (2002), através do quociente motor como muito superior de 130; Superior de 120-129; Normal alto como 110-119; Normal médio como 90-109; Normal baixo como 80-89; Inferior como 70-79; Muito inferior 69 ou menos.
A Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) é um instrumento elaborado por Rosa Neto (2002) com o intuito de fazer uma avaliação psicomotora das crianças, através de um conjunto de provas diferentes e com grau de dificuldade crescente com o objetivo de mensurar o desenvolvimento motor das crianças.
O QM é resultado da divisão entre a idade motora de cada setor (IM1 – IM6) pela idade cronológica da criança, obtendo-se, dessa forma, o QM1, QM2, QM3, QM4, QM5 e QM6. Para o cálculo do quociente motor geral (QMG), foi dividida a IMG pela idade cronológica e multiplicada por 100.
Para encontrar a idade motora geral (IMG) somaram-se os resultados positivos obtidos nos testes motores, que são expressos em meses e são representados pelo símbolo (1); os valores negativos são representados pelo símbolo (0); A soma dos valores positivos foi dividida pelo número de testes (aqui 5 que são motricidades ...
O instrumento utilizado para avaliar o desenvolvimento motor dos escolares foi o Protocolo de testes da Escala de Desenvolvimento Motor - EDM9, que avalia as seguintes áreas do desenvolvimento: motricidade fina (IM1), motricidade global (IM2), equilíbrio (IM3), esquema corporal (IM4), organização espacial (IM5), ...