Qual a funço do sulco basilar? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Percorrendo longitudinalmente a superfície ventral da ponte existe um sulco, o sulco basilar, que geralmente aloja a artéria basilar. ... O VI par, o nervo abducente, emerge entre a ponte e a pirâmide do bulbo. O VIII par craniano, o nervo vestíbulo-coclear, emerge lateralmente próximo a um pequeno lobo denominado flóculo.
Quais são as estruturas do mesencéfalo?
O mesencéfalo, analisado através de um corte transversal, pode ser dividido em três regiões: A parte basilar (ou base dos pedúnculos), anterior, correspondente aos pedúnculos cerebrais e substância negra. O tegmento (ou calote), situado posteriormente à substância negra e anteriormente à substância cinzenta central.
Qual o nome da substância encontrada no mesencéfalo?
A substância negra ou substância nigra é uma porção heterogênea do mesencéfalo responsável pela produção de dopamina no cérebro. Possui papel importante na recompensa e vício.
Que estrutura passa no sulco basilar?
Existe também o sulco basilar que a percorre longitudinalmente e aloja a artéria basilar. A face posterior da ponte (protuberância) cerebral está intimamente conectada com o quarto ventrículo e o cerebelo.
Qual a função do tegmento?
Tegmento. ... Substância negra: está localizada na parte superior do mesencéfalo, entre os pedúnculos cerebrais e o tegmento encefálico. É um núcleo motor, composto pela zona compacta e pela zona reticular. A zona compacta contém pigmentos de melanina e tem como principal neurotransmissor a dopamina.
Quais os núcleos do mesencéfalo?
No mesencéfalo encontramos os núcleos rubros, a sustância negra e o núcleo dos nervos óculo-motor (III par craniano), troclear (IV par craniano) e parte do trigêmeo (V par craniano). Nessa região está situada a formação reticular rostral, responsável pela ativação do cortes cerebral.