A Batalha de Stalingrado mudou os caminhos da Segunda Guerra Mundial e colocou os Alemães em uma posição defensiva. Após esse episódio, os soviéticos organizaram uma investida para Berlim afim de exterminar com Adolf Hitler.
A virada definitiva ocorreu na Batalha de Stalingrado, às margens do Rio Volga. Em 2 de agosto de 1942, cerca de 280 mil alemães do 6o° Exército de Infantaria cercaram a cidade. Em novembro, os sitiantes viraram sitiados: 1 milhão de russos recém-recrutados atravessaram o Volga e envolveram as forças alemãs.
A Batalha de Stalingrado colocava um fim ao mito de que o exercito alemão era invencível. Assim, essa batalha representou um ponto de mudança na guerra, já que a partir daí o nazismo começou a decair e, consequentemente, todos os seus aliados.
A importância da cidade de Stalingrado no contexto da Segunda Guerra Mundial é que ela representava e possuía o nome do ditador ditador soviético Josef Stalin. Stalingrado foi uma cidade cuja importância se deu por ser a batalha que mudou o cenário da Segunda Guerra Mundial.
A Batalha de Stalingrado foi a maior batalha travada durante a Segunda Guerra Mundial. Ocorreu entre os exércitos alemão e soviético de julho de 1942 a fevereiro de 1943 e resultou na morte de aproximadamente dois milhões de pessoas.
A Batalha de Stalingrado marca uma reviravolta no teatro de guerra. O Exército Vermelho derrotou as tropas alemãs após iniciar, em 19 de novembro de 1942 a contraofensiva que só terminaria na primavera do ano seguinte.
Essa batalha foi travada entre tropas alemãs (Wehrmacht) e tropas soviéticas (Exército Vermelho) pelo controle da cidade de Stalingrado entre julho de 1942 e fevereiro de 1943. Nessa batalha, mais de um milhão de pessoas morreram no embate que foi considerado chave para o desfecho da guerra.
seis meses
O Acordo de Potsdam, que estabelecia a divisão da Alemanha e da Áustria em zonas de ocupação, como anteriormente decidido na Conferência de Ialta, e a similar divisão de Berlim e Viena em quatro zonas (americana, britânica, francesa e soviética).
23 de agosto de 1942
O conflito chegou ao fim quando a contra-ofensiva soviética cercou e destruiu todo o 6º Exército alemão e outras forças do Eixo. Foi a segunda derrota em larga escala dos nazistas na Segunda Guerra Mundial e a mais decisiva.
No dia 30 de abril, os soviéticos invadiram e conquistaram o Reichstag (parlamento) e, poucas horas depois, Hitler cometeu suicídio junto de sua esposa, Eva Braun. Após sua morte, o comando foi entregue ao almirante Karl Dönitz, e a rendição oficial da Alemanha Nazista aconteceu em 2 de maio de 1945.