a) Contaminantes físicos: vidros, metais, madeira ou qualquer tipo de material palpável ou objeto que possam causar dano ao consumidor.
Os perigos FÍSICOS são pregos, parafusos, pedaços de VIDRO, lascas de madeira, pedras e outros objetos que possam cair no alimento e prejudicar a saúde do consumidor. Os perigos QUÍMICOS são provocados por desinfetantes, AGROTÓXICOS, inseticidas, entre outros. Os microrganismos podem causar uma INTOXICAÇÃO alimentar.
Conheça os fatores que influenciam a alimentação de pessoas com mais de 60 anos
Os principais agentes biológicos capazes de contaminar a água e os alimentos, além de causarem inúmeras doenças aos homens, são vírus, bactérias, protozoários, vermes, fungos e toxinas microbianas.
Entretanto, a desnutrição pode ser leve e traduzir-se, sem qualquer registro de sintomas, numa dieta inadequada. Já a obesidade é uma doença que cursa com o acúmulo excessivo de gordura corporal e tem múltiplos fatores causais.
“A obesidade e a desnutrição são doenças nutricionais que podem ou não ser relacionadas a problemas alimentares. Antigamente a obesidade e a desnutrição eram enxergadas como consequências. Se a pessoa tinha câncer, por exemplo, era normal ela estar mais magra.
Kwashiorkor: Desnutrição predominante protéica. Marasmo: Desnutrição energético-protéica equilibrada. Kwashiorkor-marasmático: Forma mista, em que existe a desnutrição energética e a protéica, porém desequilibrada.
Assim como o marasmo, o kwashiorkor é um tipo de desnutrição energético-proteica, no entanto é caracterizado pela deficiência extrema de proteínas que leva a sintomas como edema, pele seca, perda de cabelos, retardo no crescimento, inchaço abdominal e hepatomegalia, ou seja, aumento do fígado.
Esta doença é causada por uma deficiência de proteínas na dieta, muito importante para as células do corpo, que contêm proteína que é necessária para reparar as células, produzir novas células e muito útil em processos metabólicos.