O surfactante pulmonar é um líquido que reduz de forma significativa a tensão superficial dentro do alvéolo pulmonar, prevenindo o colapso durante a expiração. ... A principal função dos fosfolípides é a de atuar como uma molécula que reduz a tensão superficial na interface ar-líquido do interior do alvéolo.
Quem secreta o surfactante é uma célula chamada pneumócito tipo II. A produção se inicia por volta da 20ª semana de gestação, mas é em pequena quantidade e tem baixa qualidade.
Tensioativos ou tensoativos são substâncias que diminuem a tensão superficial ou influenciam a superfície de contato entre dois líquidos. ... Quando utilizados na tecnologia doméstica são geralmente chamados de emulsionantes ou emulgentes, ou seja, substâncias que permitem conseguir ou manter a emulsão.
Tensoativos agem em superfícies como em gotículas de água. Estes agentes que atuam em superfícies possuem capacidade de alterar a tensão superficial ou interfacial de um sistema, as quais são geradas por superfícies não homogêneas e/ou diferentes formas físicas (sólido, gasoso, líquido).
Tensoativo é um tipo de molécula que apresenta uma parte com característica apolar ligada a uma outra parte com característica polar, que é responsável pela solubilidade da molécula em água. Sabões, detergentes, xampus e sabonetes são exemplos de tensoativos amplamente utilizados.
De uso amplamente difundido nas formulações cosméticas, os surfactantes – também chamados tensoativos – são substâncias que, pela sua estrutura e propriedades, modificam a tensão superficial dos líquidos em que se encontram, interferindo na orientação da molécula de superfície e na interface dos sistemas de fases, ...
Um produto surfactante ou tensoativo é uma substância utilizada para limpeza em geral, pois consegue “envolver” a sujeira e retirá-la junto com a água, através de um processo chamado emulsificação. ... Dentre os tipos de tensoativos encontrados, temos os catiônicos, aniônicos e os não-iônicos.
Resposta. Tensoativo Aniônico - São quando em uma solução aquosa, possuem carga negativa em sua porção hidrofílica. Tensoativo Catiônico - São caracterizados por possuírem um grupo hidrofílico carregado positivamente ligado à cadeia graxa hidrofóbica.
É aí que entram os sabões e detergentes (do latim detergere = limpar), que são também chamados de agentes tensoativos, pois possuem a capacidade de diminuir a tensão superficial da água e, além disso, interagem tanto com a água quanto com a gordura.
Sabão e detergente são compostos químicos destinados à limpeza. ... Os sabões se dividem em duros, ou sódicos, e moles, ou potássicos. Quando tanto o sódio como o potássio estão presentes em sua composição, o sabão se classifica segundo a base preponderante. Os sabões são fabricados com álcalis e gorduras.
Os sabões são produzidos a partir de óleos ou gorduras, e os detergentes são obtidos a partir de substâncias presentes em outras fontes naturais, como o petróleo; ... Os detergentes não interagem com nenhum cátion presente na água, mas os sabões interagem com íons como cálcio, magnésio e ferro II.
O detergente é utilizado na limpeza, pois consegue interagir tanto com substâncias polares (água), quanto com as apolares (sujeira). Assim ocorre a formação de micelas, que são gotículas de gordura aprisionadas por moléculas do detergente. Este processo de formação de micelas recebe o nome de emulsificação.
O Detergente Neutro é um produto excelente para limpeza de sujidades gordurosas de origem animal ou vegetal em ambientes de cozinhas, banheiros e em qualquer ambiente que tenha superfícies laváveis. Esse produto contém tensoativos biodegradáveis que auxiliam na REMOÇÃO das gorduras em diversas superfícies.
Os ácidos sulfônicos são mais conhecidos pela sua aplicação na obtenção de espumantes, que estão presentes em xampus, detergentes e cremes dentais. Esses sais agem como agentes surfactantes, ou seja, agem diminuindo a tensão superficial. O nome genérico para essa classe de compostos é 'agentes tensoativos'.
petróleo
Composição: Alquil benzeno sulfonado sódio linear, alquil bezeno sulfonato de trietanolamina, lauril éster sulfato de sódio, sulfato de magnésio, EDTA, formol, corante, perfume e água, Contém tensoativo biodegradável.
Detergente neutro Ypê: descrição técnica Líquido viscoso de coloração amarela e odor característico, composto pela mistura de substâncias nocivas como Dodecilbenzenossulfonato de sódio (5,0 - 15,0%), Lauril éter sulfato de sódio (1,0 - 10,0%), Bronopol (< 0,2).
Por exemplo, usar sabão em água dura reduz sua efetividade, no entanto, o detergente resiste aos minerais da água e limpa efetivamente. Outra vantagem envolve as opções de detergentes disponíveis, como líquidos ou em pó. ... Por isso, qualquer um que ingira detergente pode sofrer de uma intoxicação.
A grande diferença entre sabão e detergente se resume à composição química (em especial, à estrutura molecular). Enquanto o sabão é composto por óleos ou gorduras vegetais, o detergente é feito a partir de derivados petroquímicos. Vale destacar que ambos são muito eficientes para remover sujeiras.
Outro prejuízo causado pelo sabão e detergente no meio ambiente, é a interferência que provocam nas aves aquáticas. Elas possuem um revestimento de óleo em suas penas e boiam na água graças à camada de ar que fica presa debaixo delas. Quando esse revestimento é removido, essas aves não conseguem mais boiar e se afogam.
Já os detergentes, se acumulam no meio ambiente formando uma camada de espuma, essa impede a entrada de gás oxigênio na água. ... Essas enzimas não reconhecem as cadeias ramificadas como as dos detergentes, sendo assim, eles permanecem na água sem sofrer decomposição, causando a poluição.