A degermação cirúrgica das mãos e dos antebraços é um procedimento que inte- gra as atividades de paramentação cirúr- gica como uma medida de prevenção de infecção do sítio cirúrgico.
Degermação é o ato de redução ou remoção parcial dos microrganismos da pele, ou outros tecidos por métodos quimio-mecânicos. É o que se faz quando se faz a higienização das mãos usando água, sabão e escova (manilúvio).
Remoção de sujeira, suor, oleosidade, pelos, células descamativas e microrganismos da pele, interrompendo a transmissão de infecções veiculadas ao contato; prevenção e redução das infecções causadas pelas transmissões cruzadas.
2.
Como lavar as mãos
Os cinco momentos para higienização das mãos são:
Tipos de higienização
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o simples ato de lavar as mãos reduz em até 40% o risco de contrair doenças como gripe, diarreia, infecção estomacal, conjuntivite e dor de garganta.
Quando se deve lavar as mãos. Deve-se lavar as mãos no mínimo 3 vezes ao dia, mas também é preciso lavar sempre depois de usar o banheiro e antes de comer porque isso evita doenças como gastroenterite que são causadas por vírus que passam facilmente de uma pessoa para outra através da contaminação fecal-oral.
“Em terra ou nas alturas, HIGIENIZAR AS MÃOS sempre será uma PRÁTICA SEGURA”. QUEM DEVE HIGIENIZAR AS MÃOS: Todos os profissionais que estão em contato direto ou indireto com os pacientes, que manipulam medicamentos, alimentos e material estéril ou contaminado.
A recomendação é de sempre lavar as mãos:
QUANDO? Higienize as mãos imediatamente antes da realização de qualquer procedimento asséptico. pOR QUÊ? Para a proteção do paciente, evitando a transmissão de microrganismos das mãos do profissional para o paciente, incluindo os microrganismos do próprio paciente.
Colocar nas mãos sabão de preferência líquido e hipoalergênico. Ensaboar as mãos friccionando-as por aproximadamente 15 segundos. Friccionar a palma, o dorso das mãos com movimentos circulares, espaços interdigitais, articulações, polegar e extremidades dos dedos (o uso de escovas deverá ser feito com atenção).
Se for água e sabão:
De acordo com a professora, para higienizar as mãos corretamente “se pode usar água e sabão por 40 ou 60 segundos. Outra opção é usar o produto alcoólico entre 20 e 30 segundos e que, na verdade, não é necessário usar os dois. Pode usar um ou outro.
Lavar ou higienizar: qual a diferença entre os dois? O termo “lavagem das mãos” é melhor substituído por “higienização das mãos” devido à maior abrangência deste procedimento. O termo engloba tanto o uso de água e sabonete quanto a aplicação de preparações alcoólicas (gel ou solução).
“Higiene das mãos” é um termo geral, que se refere a qualquer ação de higienizar as mãos para prevenir a transmissão de microorganismos e consequentemente evitar que pacientes e profissionais de saúde adquiram IRAS.
Podemos perceber que a assepsia é a limpeza que ocorre preventivamente. Trata-se de uma higienização prévia, cujo objetivo é evitar a entrada de organismos ou elementos que possam prejudicar determinado organismo ou ambiente.
Lave sempre com água e sabão. Essa medida é suficiente para fazer a assepsia. Use o álcool em gel 70% quando não tiver à disposição a água e o sabão. O álcool que mata o coronavírus é o 70%.
Ausência de substâncias infecciosas: 1 limpeza, higiene, sanidade, saneamento, salubridade. Medidas que previnem a infecção: 2 antissepsia, desinfecção, esterilização, higienização, profilaxia.
Um antisséptico é uma substância que interrompe ou retarda o crescimento de micro-organismos.