O psoas maior é ainda um músculo postural. Durante o ortostatismo ele estabiliza a coluna vertebral ao manter a lordose lombar habitual e, indiretamente, a cifose torácica.
1. Alongamento para as pernas
O psoas pode ser apalpado com flexão ativa do quadril. Um teste positivo de contratura do psoas e dor à palpação relatada pelo paciente indicam significância clínica. Cuidados devem ser tomados em torno dos órgãos abdominais, especialmente o cólon quando apalpar profundamente.
Onde fica o Psoas? O músculo Psoas tem origem na coluna lombar e se liga ao músculo ilíaco na pelve, estendendo-se até a parte anterior da coxa. É ele quem faz a ligação entre a coluna vertebral e os membros inferiores.
A infiltração com anestésico da região trocantérica e inserção dos tendões também é útil em alguns casos. O tratamento não cirúrgico das lesões dos tendões abdutores é bem sucedido na maioria dos pacientes, incluindo o uso de medicações, fisioterapia e infiltrações.
A maior causa de tendinite glútea é o desequilíbrio muscular. Neste sentido, as mulheres saem com uma grande desvantagem. A tendinite glútea pode acometer uma entre cada 4 mulheres acima de 50 anos. Isto se deve ao fato de que a pelve da mulher apresenta um formato único.
Após a consulta, e dependendo da causa de tendinite no quadril, pode ser recomendado tomar remédios anti-inflamatórios, como Ibuprofeno, e fazer fisioterapia para tendinite no quadril, que inclui um conjunto de exercícios que ajudam a aliviar a pressão sobre os tendões, diminuindo a dor.
O que fazer: aplicar compressas quentes na região lateral do quadril e fazer exercícios de alongamento como deitar no chão e elevar o quadril podem ajudar a aliviar a dor. No entanto, também é aconselhado consultar um ortopedista, já que pode ser indicado tomar anti-inflamatórios e fazer sessões de fisioterapia.
Anti-inflamatórios Os anti-inflamatórios, como diclofenaco (Voltaren, Cataflam), nimesulida (Nisulid) ou cetoprofeno (Profenid) em comprimido, injetável ou gel, são prescritos pelo clínico geral ou ortopedista, pois ajudam a reduzir a inflamação e a dor.
Entre as causas comuns de dor no quadril, estão a tendinite, bursite, inflamação do nervo ciático, artrite, artrose, luxações e fraturas.
A queixa mais comum é dor ao dormir de lado sobre o quadril inflamado. A sensação de queimação e desconforto impede a permanência nessa posição por período prolongado e pode acordar o paciente. A sensação de dor a palpação da região trocantérica também é frequente.