crossorigin="anonymous">
- Coloque solução de ácido acético até metade do recipiente e mergulhe o ovo nessa solução....Observe o que acontece:
Quando se adiciona o ovo cru na água pura, ele vai para o fundo do recipiente, o que nos indica que ele é mais denso que a água. Isso ocorre porque o sal é mais denso que a água; assim a densidade do conjunto “sal + água”, torna-se maior que a densidade do ovo, por isso ele flutua.
Se um material possuir densidade menor que outro, ele irá flutuar sobre ele. O contrário também ocorre, quando o material tem densidade maior, ele afunda.
No caso podemos afirmar que a densidade de um ovo de galinha está próximo ao 1 g/mL. Isso porque quando você coloca o ovo em água ele irá afundar caso esteja bom para consumo e irá flutuar caso esteja estragado. No entanto ele irá flutuar caso coloque sal.
Para saber se o ovo está galado, o criador deverá colocar o ovo contra a luz e observar se a gema está com um círculo escuro circundando. Se estiver, é sinal de que ele está fecundado. Se não houver o círculo, não tem erro: ele não vai se tornar uma pequena codorna.
Outra medida necessária é incubar os ovos selecionados seguindo as indicações de uso da incubadora, porém mantendo umidade relativa do ar de 60% a 70%. O nascimento ocorre após 17 a 18 dias.
dez dias
Os ovos que encontra em mercados geralmente não são fertilizados e não podem ser chocados. Para prevenir doenças e por razões de saúde, é melhor adquirir todos os ovos de uma fonte só.
O lugar ideal para armazenar os ovos é na geladeira, mas não na porta, porque a variação de temperatura ali não é bacana. Ovos frescos e armazenados de maneira correta não devem ter cheiro forte. Ao quebrá-lo a gema deve estar centralizada e firme. A clara deve ter aspecto translúcido e gelatinoso.
Isso porque as baixas temperaturas dentro da geladeira impedem a proliferação de bactérias — tal como a salmonela —, impedindo uma possível intoxicação alimentar. ... Guardar os ovos na porta da geladeira fazem com que a temperatura varie e acabe estragando os ovos rapidamente.
Logo depois da compra é importante guardar o ovo sem lavar. “Quando você lava acaba tirando uma película protetora do ovo, na geladeira ele pode se contaminar com microorganismos”, explica. A nutricionista explica que o ovo só deve ser lavado minutos antes do consumo.