Bom, a função da razão diante do mito é descobrir os verdadeiros fatos que cercam um acontecimento que teoricamente aconteceu.
Do ponto de vista comportamental, o "mito representa um certo modo de estar no mundo"7. Estudado no mundo contemporâneo, vê-se que suas conotações essenciais permanecem as mesmas: modelo exemplar, repetição, ruptura do período profano e integração do tempo primordial.
Os mitos contemporâneos são representados por fenômenos e pessoas que conseguem chamar a atenção do público e, de certa forma, gerar alegria e comoção. Ao contrário do mito tradicional, o mito contemporâneo é visto pelas pessoas e propagado pelos meios de comunicação (internet, TV, jornais, revistas).
A filosofia é uma cosmologia. Isso SIGNIFICA que a filosofia é um pensamento *
A mitologia grega influencia a vida das pessoas ainda nos dias atuais, interferindo até mesmo na forma como você assiste a um filme ou lê um livro. ... Mesmo que você não conheça a mitologia grega a fundo, você, com certeza, já ouviu falar de algum dos seus deuses ou heróis.
A mitologia grega surgiu da curiosidade que os gregos tinham de explicar a origem da vida e os problemas da existência. Assim, criaram deuses imortais à semelhança do ser humano. Os antigos gregos viviam em uma civilização politeísta, ou seja, tinham a crença em vários deuses.
Os mitos, fossem na Grécia ou nos dias atuais, servem para dar sentido a fenômenos inexplicáveis de nossas próprias vidas e nos ajudar a imaginar o futuro.
Na Sociedade Grega os mitos tinham uma função dupla: eles tanto eram uma forma de explicar os fenômenos naturais como uma forma de promover a coesão social.