Os oceanos são grandes extensões de água salgada que ocupam as depressões da superfície terrestre. A ciência que se ocupa do estudo dos oceanos e suas características é a oceanografia.
O ponto de encontro entre os dois oceanos fica no extremo sul, próximo da Antártica, na região de Cabo Horn. Essa região é extremamente fria, com temperaturas médias de 5°C.
As pessoas sempre conviveram com a ideia de que o mundo era constituído por cinco oceanos. No entanto, conforme as classificações mais recentes, existem apenas três oceanos no mundo. Assinale a alternativa que indica corretamente os seus respectivos nomes:
No Atlântico a maior profundidade é de 9.220 metros, nas fossas de Porto Rico e a profundidade média não ultrapassa os 3.600 metros. Por fim, o oceano Índico tem uma profundidade média de 4.000 m e a fossa do Almirante, com 9.000 m é o ponto mais profundo.
A fronteira entre os oceanos é delimitada pela Organização Hidrográfica Internacional. Essa divisão é feita de acordo com a temperatura, salinidade e correntes marítimas, sem a existência de características visíveis desse encontro.
Dessa forma, os oceanos, ou seja, a imensa massa de água salgada que cobre a Terra, foram divididos em cinco porções: oceano Ártico, oceano Antártico, oceano Atlântico, oceano Pacífico e oceano Índico.
c) É nos oceanos que há a maior absorção de CO2 da atmosfera, através da fotossíntese realizada pelos plânctons e algas marinhas.
Além disso, a maior parte da população mundial mora junto ao litoral. O mar é uma importante via de transporte. Sua biodiversidade é equivalente à de ecossistemas terrestres. Além disso, é uma fonte de extração de minerais e destino dos que buscam turismo e lazer.
Também chamado de mar das Índias, apresenta uma forma de trapézio e sua extensão é de aproximadamente 75 milhões de quilômetros quadrados. Estende-se do paralelo 35º S até 25º N (no sentido norte-sul). O regime de suas correntes é muito particular, ao norte sofre influência das monções e ao sul a influência vem de uma corrente equatorial que se origina no costa africana.
Além disso, o oceano Atlântico é um dos oceanos mais importantes. Isso se dá porque ele possui uma localização favorável entre as maiores potências econômicas mundiais, os países da Europa e da América do Norte.
O oceano Atlântico liga-se ao oceano Ártico, o qual é referido às vezes como parte integrante do oceano Atlântico. Além disso, este oceano é dividido em dois pela linha do equador que o transforma em Atlântico Norte e Atlântico Sul.
Nos últimos anos, vem aumentando a importância do comércio e transporte pelas águas do Pacífico, pois esse oceano banha as costas do Japão, China, Coréia e Austrália, países que vêm aumentando expressivamente suas exportações e importações, que na maioria das vezes é feito por via marítima.
Nome que se dá às partes dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico que atingem o continente Antártico, nas proximidades do Círculo Polar Antártico.
O oceano Atlântico delimita grande parte do território, cobrindo cerca de um quinto da superfície terrestre. Além disso, como foi visto anteriormente, muitos países são banhados por esse oceano, e dessa forma cobre também grande porcentagem de superfície terrestre.
O oceano Atlântico está localizado entre a Europa, parte da África e da América. Com isso, o oceano funciona como uma divisão das águas marítimas terrestres.
Este conto traz a história de Lânia e Lisíope, duas irmãs ninfas que vivem isoladas em uma ilha distante, cuja função é resgatar pessoas já mortas que encontram no mar. “Onde todos os oceanos se encontram, aflora uma ilha pequena. Ali, desde sempre, viviam Lânia e Lisíope, ninfas irmãs a serviço do mar.
Inseridos nesses oceanos estão os mares, essa expressão significa regiões ou partes dos oceanos que se encontram nas proximidades dos continentes, em alguns casos eles se estabelecem no interior dos mesmos.
Há um local no Golfo do Alasca onde dois oceanos se encontram, porém não se misturam. Isso porque o derretimento das geleiras cria uma água menos salgada do que a água do mar. Como as duas massas líquidas possuem diferentes densidades, fica mais difícil de misturarem.
Com volume de 714,8 milhões de metros cúbicos, o Pacífico banha países da Ásia, Oceania e da América, além de estar presente na Antártica e no Ártico. Esse oceano abriga três conjuntos de ilhas de países que compõem a Oceania, denominadas Melanésia, Micronésia e Polinésia.
O Oceano Glacial Antártico (Oceano Antártico ou Oceano Austral) é um dos oceanos do mundo que banha a Antártida. Está localizado no hemisfério sul do planeta, na região do Polo Sul. Alguns estudiosos não o consideram um oceano e sim uma extensão dos outros (Atlântico, Pacífico e Índico).
O Oceano Pacífico
Cerca de 90% do oceano ainda não foi mapeado e conhecemos apenas 1/3 da biodiversidade marinha. Walter Smith, geofísico da Agência Americana Ocêanica e Atmosférica (NOAA), apresentou um estudo que estimou as dimensões do esforço que seria necessário para mapear todo o oceano além dos 500 metros de profundidade.
Apesar de a exploração marinha ter se desenvolvido e ampliado nos últimos anos, devido ao seu enorme tamanho, apenas 5% do oceano já foi explorado pelo homem, sendo que o conhecimento sobre solo da Lua ultrapassa esta porcentagem.
Foram construídas cinco espaçonaves deste tipo, chamadas Columbia, Challenger, Discovery, Atlantis e Endeavour, que foram usadas em diversas missões no espaço.
10.
No domingo (08/6), Kathy Sullivan fez história com seu mergulho de 35.