Assim: O plano de secção sagital mediano ou mediano é formado pelo deslocamento do eixo longitudinal sobre o eixo ântero-posterior ou vice-versa; ... O plano de secção transversal é formado pelo deslocamento do eixo látero-lateral sobre o eixo ântero-posterior ou vice-versa.
São termos usados para descrever a relação entre as partes do corpo ou comparação da posição relativa de duas estruturas. Alguns termos são específicos para comparações feitas na posição anatômica ou em relação aos planos anatômicos.
Eixos do corpo humano
Os eixos anatômicos são formados pelo encontro de dois planos. O eixo sagital: É formado pelo encontro do plano sagital com o plano transversal. Também pode ser chamado de eixo ântero-posterio. O eixo longitudinal: É formado pelo encontro do plano coronal com o plano sagital.
Na anatomia temos quatro planos anatômicos: mediano, sagital, frontal e transverso. Plano Mediano: o plano mediano é um plano vertical, que “corta” imaginariamente o corpo longitudinalmente, dividindo assim em duas metades “equivalentes” direita e esquerda.
PLANOS SECCIONAIS É como se uma serra cortasse o corpo em determinadas direções. Plano Sagital Plano Frontal ou Coronal Plano Transversal ou Horizontal Plano Sagital O plano sagital passa através do corpo da frente para trás e o divide em direita e esquerda.
O Plano Mediano é o que passa longitudinalmente através do corpo, dividindo-o em metades direita e esquerda. ... Parassagital, usado pelos neuroanatomistas e neurologistas é desnecessário porque qualquer plano paralelo ao plano mediano é sagital por definição.
Mediano (médio sagital) - plano vertical que passa pelo centro do corpo (linha média), dividindo-o longitudinalmente nas metades direita e esquerda. Sagital - plano vertical passando pelo corpo paralelamente à linha média, cortando-o longitudinalmente em lados direito e esquerdo.
Anatomia humana é o campo da biologia responsável por estudar a forma e a estrutura do organismo humano, bem como as suas partes. O nome anatomia origina-se do grego ana, que significa “parte”, e tomnei, que significa cortar, ou seja, é a parte da biologia que se preocupa com o isolamento de estruturas e seu estudo.
Os eixos são linhas imaginarias que facilitam que nós nos localizamos com mais facilidade. São eles: Eixo Antero posterior ou sagital, ele liga a posição anterior e posterior, ou se preferir, ventral a dorsal.
Esse sistema é construído definindo-se três eixos coordenados, chamados longitudinal, transversal e sagital.
Eixos de movimento Os eixos de movimentos são linhas imaginárias paralelas aos planos de movimento que são traçadas no individuo como ele estivesse em um paralelepípedo (visto anteriormente).
Flexão e extensão do ombro ocorrem assim: Estruturas anatômicas: O úmero do braço se move em relação à escápula (omoplata) da cintura escapular. Eixos de referência: O movimento ocorre no plano sagital. O eixo é fornecido pela articulação do ombro, ou articulação glenoumeral, através da qual passa o eixo transverso.
I - MOVIMENTOS OSTEOCINEMÁTICOS Os movimentos que ocorrem neste plano são os movimentos de flexão e extensão. Quando dois segmentos se aproximam um do outro é realizado o movimento de flexão e quando eles se afastam é realizado o movimento de extensão.
São cinco os movimentos artrocinemáticos: giro, rolamento, tração, compressão e deslizamento....Durante o rolamento um osso rola sobre o outro com a seguintes características :
Os movimentos artrocinemáticos são os movimentos que ocorrem no interior da articulação e, eles descrevem a distensibilidade na cápsula articular permitindo que os movimentos fisiológicos ocorram ao longo da amplitude de movimento sem lesar as estruturas articulares.
Um deslizamento de terra ou escorregamento de terra é um fenômeno de ordem geológica e climatológica que inclui vários tipos de movimento do solo, tais como quedas de rochas, falência de encostas em profundidade e fluxos superficiais de detritos.
Além das alterações nas formas de relevo continentais e oceânicas, a movimentação das placas tectônicas também acarreta outros fenômenos geológicos, como a ocorrência de terremotos e também a manifestação dos vulcões.
Fenômeno provocado pelo escorregamento de materiais sólidos, como solos, rochas, vegetação e/ou material de construção ao longo de terrenos inclinados, denominados de “encostas”, “pendentes” ou “escarpas”.
Os motivos que desencadeiam esse processo estão ligados à forma de relevo, estrutura geológica do terreno, além das ações humanas que intensificam os deslizamentos: retirada da cobertura vegetal de áreas de relevo acidentado, habitação em locais impróprios, oferecendo condições propícias para o desenvolvimento desse ...