Monossacarídeo é o carboidrato mais simples existente, cuja estrutura é formada por um pequeno número de carbonos, além de outros elementos, como hidrogênio e oxigênio. A fórmula geral de um monossacarídeo é Cn(H2O)n e o número de carbonos varia de 3 a 7.
Os monossacarídeos são carboidratos simples, de formula molecular (CH2O) n, onde n é no mínimo 3 e no máximo 8. São os verdadeiros açucares, solúveis em água e, de modo geral, de sabor adocicado. Os de menor número de átomos de carbono são as trioses (contêm três átomos de carbono).
Todo monossacarídeo é um açúcar redutor pois todo monossacarídeo possui um grupo aldeído (se este for aldose) ou pode ser tautomerizado em solução para formar um grupo aldeído (se este for cetose). ... Em polímeros de glicose, como o amido ou seus derivados, a macromolécula inicia com um açúcar redutor, um aldeído livre.
A maioria dos monossacarídeos possuem de 3 a 6 átomos de carbono. Constituem importante fonte de energia para o funcionamento e manutenção do corpo humano. Principais monossacarídeos e suas características: ... Sua principal função é fornecer energia para o corpo humano.
Os polissacarídeos são polímeros formados por grande número de unidades monoméricas ligadas entre si através de ligações glicosídicas e, por conseqüência, quando hidrolisados liberam grande número de monossacarídeos ou oligossacarídeos.