As vacinas disponíveis no Brasil, Sabin (oral, com vírus atenuado) e Salk (injetável, com vírus inativado), produzem imunidade contra os três sorotipos do poliovírus e têm eficácia comparável.
Albert Sabin: o médico polonês que criou a vacina contra a poliomielite. Foto: English Wikipedia O trabalho de uma vida que, por mais de 60 anos, foi dedicado ao estudo de doenças infecciosas. E assim Albert Sabin, médico e pesquisador polonês se tornou referência mundial no assunto.
Em 1957, Sabin lança a vacina contra a pólio, protegendo milhões de crianças. A primeira tentativa de erradicar a paralisia infantil aconteceu em 1952, quando o americano de origem polonesa Jonas Edward Salk, que cultivara o vírus da poliomielite, produziu uma vacina injetável à base de vírus mortos.
Sabin renunciou aos direitos de patente da vacina que criou, o que facilitou a utilização dessa vacina pelo mundo, permitindo que crianças fossem imunizadas contra a poliomielite, mais conhecida no Brasil como paralisia infantil.
A vacina Sabin é uma vacina contra a paralisia infantil, composta por vírus vivos atenuados, aplicada na forma oral e autorizada nos Estados Unidos em 1962. Ela deve ser tomada sob a forma de duas “gotinhas” pingadas na língua .
Uma das grandes vantagens da vacina Sabin é a praticidade de seu modo de aplicação. Além disso, promove uma imunidade local das mucosas orofaríngea e intestinal. Ainda compete com os vírus selvagens a nível intestinal e na natureza. Proporciona imunidade coletiva e tem um baixo custo.
A vacina Salk tem sobre a vacina Sabin a vantagem de não gerar cepas mutantes do vírus e é, portanto, sem risco de causar a paralisia, podendo ser usada com segurança em imunodeficientes. As principais desvantagens da vacina Salk em relação à vacina Sabin reside no fato de ela ser injetável e de custo mais elevado.
Sim , pode.
Faça compressas frias no local da picada até 24 horas depois da aplicação. Desse período para a frente, se o inchaço continuar, use compressa quente. Caso haja dor ou febre, pode dar o analgésico ou o antitérmico recomendado pelo pediatra.
Hirudoid é indicado para processos inflamatórios localizados como: Manchas roxas (hematomas) que aparecem após traumas ou contusões, ou após cirurgias; Inflamação nas veias superficiais (flebites ou tromboflebites) após injeção de medicamentos ou punção de uma veia para colher exames de sangue.
“Jamais medicar uma criança antes de fazer a vacina. Só é recomendado usar analgésicos após a vacina, se houver dor ou febre, nunca antes, pois pode atrapalhar o efeito da vacina.
Não se recomenda usar antitérmicos ANTES de tomar uma vacina, já que podemos alterar a imunogenicidade da vacina.
Evite tomar paracetamol antes de receber a vacina, alertam médicos.
Calendário básico de vacinação (crianças) - 2012
✓ Pentavalente Esta é segunda dose daquela vacina que foi dada aos 2 meses. Previne difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções por Haemóphilus influenzae tipo B.