Ao contrário das ONGs, as organizações governamentais são entidades mantidas pelos governos: Federação, estados ou municípios. As organizações governamentais recebem, diretamente, verbas públicas destinadas ao cumprimento de seu efetivo trabalho em prol das áreas em que elas atuam.
Uma ONG – ou seja, uma Organização Não-Governamental – consiste em uma organização sem fins lucrativos, e também sem subordinação estatal, que atua em prol de uma causa social, como a defesa do meio ambiente, a garantia dos direitos indígenas, a prevenção de doenças, a proteção dos direitos das crianças, entre outros ...
Para o governo, só há 99 ONGs estrangeiras no Brasil. O resto não existe", afirmou o secretário Nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior.
Um levantamento de 2019 do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), sobre as ONGs brasileiras, aponta que existem atualmente 102.
O Mapa das OSC (Organizações da Sociedade Civil) - termo usado como sinónimo para ONG -, realizado pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Económica Aplicada), mostra que há 205 182 organizações que atuam no Nordeste brasileiro, nas mais diferentes áreas.
Em 2016, o Sudeste concentrava 48,3% das ONGs. O Sul, 22,2% do total e o Nordeste, 18,8%. Norte tinha 3,9% e Centro-Oeste, 6,8%.
O levantamento do Instituto Pet Brasil apurou a existência de 370 ONGs atuando na proteção animal. Dessas 46%, ou 169 ONGs, estão na região Sudeste, seguida pelas regiões Sul (18%), Nordeste (17%), Norte (12%) e, por fim, Centro-Oeste (7%). Essas instituições tutelam mais de 172 mil animais.
O Brasil possui mais de 820 mil organizações da sociedade civil (OSCs), de acordo com o Ipea. E boa parte delas realiza projetos sociais decisivos para a sobrevivência ou para a melhoria da qualidade de vida de milhões de brasileiros.
Denomina-se trabalho social a qualquer atividade que pretende melhorar as condições materiais, de salubridade, culturais ou educativas da população. ... Normalmente os indivíduos em particular e a sociedade têm as necessidades atendidas através de seu trabalho e da demanda de bens e serviços do mercado.