Scalp e cateter jelco são dois dos materiais mais utilizados em hospitais nos procedimentos de acesso venoso periférico.
" Quando o sangue começar a fluir para dentro do tubo, desgarrotear o braço do paciente. " Quando a coleta do último tubo de sangue estiver terminada, utilizando um algodão pressione a pele e retire o escalpe (oriente o paciente para pressionar o local por 1 - 2 minutos).
O cateter intravenoso jelco é um dispositivo médico básico, usado para introdução de medicação na corrente sanguínea. É composto por uma agulha e revestimento flexível, tendo a possibilidade de, após o acesso venoso, poder retirar a agulha, ficando apenas o revestimento.
Os Cateteres Flexíveis, também conhecido como “Abocath, Jelco” são cateteres de curta permanência que servem para monitorar o paciente, administração de soroterapia medicamentosa, onde são constituídos por materiais cilíndricos, canulados e perfurantes.
O ideal é que ele seja posicionado 10 cm acima da veia que será puncionada. Antes de puncionar a região, não dê leves tapas, pois isso pode causar hematomas. O ideal é usar o dedo indicador para procurar a veia. Realizar anti-sepsia com álcool 70%, o local escolhido não deve interferir com a mobilidade.
Mesmo que seja possível a coleta de sangue venoso em qualquer veia dos membros superiores do paciente, a mais utilizada é a veia cubital mediana, seguida da cefálica, que está mais propensa à dor durante a punção e hematomas.
A má circulação é a causa mais comum de inchaço nos pés e nas mãos e ocorre devido ao processo natural de envelhecimento do corpo, em que as veias perdem a elasticidade e se tornam mais rígidas, dificultando levar o sangue das pernas e braços em direção ao coração ficando acumulado nas pernas e braços, causando o ...