O nitrogênio é um elemento químico de número atômico (Z) 7, massa molar 14,0067 g/mol e pontos de fusão e ebulição respectivamente iguais a -209,9 ºC e - 195,8 ºC. Esse elemento é o mais abundante no ar atmosférico, compondo cerca de 78% de seu volume em massa. ... Ele é o 33º elemento em ordem de abundância.
Propriedades Físicas e Químicas do Nitrogênio O ponto de fusão do nitrogênio é de -210 °C, seu ponto de ebulição é igual a -196 °C e sua densidade a 25 °C é de 1,04 g/cm−3 c m − 3 . O nitrogênio é encontrado na forma de um gás incolor. O nitrogênio é muito eletronegativo, sendo sua eletronegatividade igual a 3,0.
O nitrogênio também é utilizado em outras diversas áreas e outras aplicações entre as quais estão: a fabricação de aço inoxidável, como gás refrigerante para criogenia, conservação de células reprodutivas, como explosivos (TNT), como combustível para foguetes, para encher pneus de alto desempenho e na medicina nuclear.
O nitrogênio (N2) é um elemento químico extremamente importante para os seres vivos, porque participa da composição de moléculas orgânicas como os aminoácidos, que compõem as proteínas, e dos ácidos nucleicos. ... Todos esses microrganismos transformam o nitrogênio disponível na atmosfera em amônia.
Representação tridimensional de uma molécula de nitrogênio. É o quinto elemento mais abundante no Universo. Nas condições ambientes (25 °C e 1 atm) é encontrado no estado gasoso, obrigatoriamente em sua forma molecular biatômica (N2), formando cerca de 78% do volume do ar atmosférico.
Os gases inertes, ou gases nobres, são uma família de gases monoatômicos não reativos encontrados na extrema direita da tabela periódica.
O gás CO2, por exemplo, é um gás ativo e pode ser usado na forma pura ou misturado com Argônio e outros gases combinados. O processo MAG pode contemplar misturas de dois gases (Exemplos: Argônio + CO2 ou Argônio + Oxigênio) e três ou mais gases (Exemplos: Argônio + CO2 + Oxigênio ou Argônio + CO2 + Hélio).