Palmas
Tocantins – Do tupi tukan (tucano) + tin (nariz), donde bico de tucano, em referência à confluência dos rios Araguaia e Tocantins, que tem um formato curvo que lembra o bico da ave; a região também é chamada de “Bico do Papagaio”. Estado na região central do Brasil, ao norte de Goiás.
e) Tocantins é um estado bastante povoado, visto que sua densidade demográfica é elevadíssima. Alternativa correta: letra “B”. ... b) Verdadeiro – Um dos fatores responsáveis pelo crescimento demográfico do Tocantins é o fluxo migratório para o estado, que recebe migrantes de diferentes Regiões do país.
Pelo artigo 13 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição, em 05 de outubro de 1988, nascia o Estado do Tocantins.
O Estado do Tocantins está localizado no Planalto Central Brasileiro, o que justifica a predominância de planaltos em seu relevo. ... As principais formações de relevo do estado são: a Chapada da Bahia do Meio-Norte; Chapada da Bacia de São Francisco; e a Peneplanície do Araguaia.
A cobertura vegetal do Estado é composta por 90% de cerrado, esse tipo de vegetação possui árvores baixas com raízes profundas, troncos retorcidos e folhas e cascas grossas, o território é uma área de transição entre cerrado e Floresta Amazônica, essa se apresenta ao norte do Estado.
Dos cinco grandes tipos de vegetação que formam as províncias vegetacionais que cobrem o país, Tocantins apresenta duas: a Floresta Amazônica de terra firme, ou Floresta Ombrófila, e a Savana, denominados, respectivamente, de Bioma Amazônia e Bioma Cerrado.
Como visto, o Estado de Tocantins localiza-se numa região de grande importância ecológica, com características singulares, abrigando a importante bacia hidrográfica Tocantins- Araguaia e representando uma área de transição entre três dos maiores biomas brasileiros: Amazônico, Cerrado e Caatinga.
floresta amazônica
A agropecuária é a atividade responsável por, aproximadamente, 99% das exportações do estado. A pecuária bovina de corte é um dos grandes elementos econômicos do Tocantins. O estado também é grande produtor agrícola, com destaque para o cultivo de arroz, mandioca, cana-de-açúcar, milho e, principalmente, soja.
O Estado de Tocantins caracteriza-se por ter na agricultura o setor que absorve a maior parte da população economicamente ativa. A agropecuária contribui com 60% do PIB, e é a principal atividade econômica do Estado, com destaque para a pecuária.
Suas principais atividades econômicas são o comércio, a construção civil, a metalurgia, a produção de artefatos de cimento e de cerâmica, a criação de gado e a agricultura. Em 1993, foi inaugurada a Universidade Municipal de Palmas.
Hoje o Tocantins se destaca como o maior produtor de grãos da região Norte do Brasil, sobretudo de soja, arroz, milho e feijão. Também está em crescimento no estado o cultivo de frutas tropicais, em especial a melancia, o abacaxi e a banana.
Estimativa de produção para milho safrinha ganha destaque em três regiões do Estado. A produção de milho safrinha, chamada segunda safra, que está em fase de plantio ganha destaque, principalmente, nos municípios de Campos Lindos, Pedro Afonso e Colinas do Tocantins.
Para a produção de frutas são destacados três projetos hidroagrícolas: São João, Manuel Alves, e Gurita. “A produção de frutas é uma forma de desenvolver social e economicamente as regiões impactadas pelos projetos, o que gera mais qualidade de vida para a nossa população”, ressalta.