Para melhorar as condições de proteção radiológica, existem alguns princípios, entre eles está: tempo, distância e blindagem. Tempo: Menor tempo possível de exposição a fonte de radiação. Distância: Maior distância possível da fonte de radiação. Blindagem: Blindagens adequadas para a exposição da fonte de radiação.
Dosimetria individual, ou dosimetria pessoal, é um procedimento de proteção radiológica que visa preservar a saúde de trabalhadores e minimizar os riscos derivados do uso de radiações ionizantes.
Afinal, o que é o dosímetro radiológico? Profissionais que atuam em contato com radiações ionizantes ficam expostos a certos riscos. ... Trata-se de um dispositivo que tem o objetivo de captar os níveis de radiação emitidos e, dessa forma, permitir ações que visem à proteção do profissional.
O dosímetro deve ser utilizado na altura do tórax, sobre o avental plumbífero. Dosímetros de extremidade (pulso e anel) devem ser usados na mão ou dedo em que a exposição à radiação for maior (o que ficar mais perto da fonte ou mais tempo exposto), devendo ser usados por baixo da luva.
4 Formas de radioproteção As formas de se reduzir a possível exposição dos trabalhadores são: Tempo, Distância e Blindagem.
Emprega como dosímetro um material termoluminescente (TL) que, quando aquecido e após ser expostos à radiação ionizante, apresenta a propriedade de emitir luz proporcionalmente à dose de radiação que receberam ao longo de um determinado período de exposição, um fenômeno físico conhecido como radiotermoluminescência, ou ...
Canetas Dosimétricas Ao observarmos a caneta, apropriada, veremos através do conjunto de lentes, a imagem da parte móvel do eletrodo sobre a escala transparente, onde está indicando o valor “zero”. Quando a caneta for exposta à radiação, ocorrerá ionização do gás contido na câmara do cilindro.
Há mil milisieverts (mSv) em um sievert e as pessoas são normalmente expostas a cerca de 2 mSv de radiação por ano por fontes naturais.
Altos níveis de energia, radiações ionizantes, são originadas do núcleo de átomos, podem alterar o estado físico de um átomo e causar a perda de elétrons, tornando-os eletricamente carregados. Este processo chama-se "ionização". Um átomo pode se tornar ionizado quando a radiação colide com um de seus elétrons.
Tipos de exames de imagem
A forma de radiação mais conhecida em diagnósticos médicos é a radiografia dos ossos através do uso de raios X. Além disso, usam-se isótopos para diagnósticos, tratamentos e detecção de drogas e hormônios no organismo.
Um dos grandes avanços da medicina, a tomografia computadorizada é hoje o exame que emite mais radiação ionizante. A quantidade chega a ser dez vezes superior ao aparelho de raios X convencional. Porém, o exame produz imagens muito mais nítidas.
Porém, a dose de radiação empregada na tomografia computadorizada varia de 1,5 mSv a 6 mSv. Esses valores são bem menores do que aqueles identificados como prejudiciais, portanto a radiação médica não deve ser motivo para pânico.