- A perspectiva isométrica mantém as mesmas proporções do comprimento, da largura e da altura do objeto representado. O desenho da perspectiva isométrica é baseado num sistema de três semiretas que têm o mesmo ponto de origem e formam entre si três ângulos de 120°. isométrica.
PERGUNTA 5 A linha projetante é a reta que passa pelos pontos do objeto e intercepta o plano de projeção. Pode ser ortogonal ao plano de projeção, ou seja, intercepta o plano de projeção em ângulo reto (90°) ou oblíqua, ou seja, com algum grau de inclinação em relação ao plano de projeção.
Considerando a maneira como as projeções são elaboradas, ou seja, os métodos utilizados e os resultados produzidos, existem três principais tipos de projeções cartográficas: a cilíndrica, a cônica e a plana (também chamada de polar ou azimutal).
Projeções cartográficas são representações de uma superfície esférica em uma superfície plana. Existem diversos tipos de projeções, mas todas apresentam deformações. ... Essa construção se dá por meio de um sistema plano de paralelos e meridianos (representados por linhas), ou seja, as projeções cartográficas.
Há dois tipos de cartografia: a matemática e a cartometria. A cartografia matemática surgiu no final do século XVII e cuida das projeções cartográficas, ou seja, utiliza técnicas matemáticas para o desenvolvimento de mapas.
Projeção Cilíndrica As projeções cartográficas mais famosas e utilizadas são as cilíndricas.
Os elementos de um mapa são: título, legenda, escala, orientação e projeção cartográfica. Todos eles ajudam-nos a ler e a compreender as representações que os mapas possuem.
Os elementos que compõem um mapa, ou seja, as partes obrigatórias dos mapas, são: o título (e, às vezes, o subtítulo), as legendas, a escala, a orientação e a projeção cartográfica utilizada para a produção do referido documento.
O geoprocessamento é o processamento informatizado de dados georreferenciados. Utiliza programas de computador que permitem o uso de informações cartográficas (mapas, cartas topográficas e plantas) e informações a que se possa associar coordenadas desses mapas, cartas ou plantas.
Existem três tipos de escalas; NATURAL, DE REDUÇÃO E AMPLIAÇÃO.
Estamos falando de escalada ao ar livre, portanto os três tipos existentes são: solo, livre e artificial.
A escala numérica indica a relação entre as dimensões do espaço real e do espaço representado, por meio de uma proporção numérica. Por exemplo, numa escala 1:100 000, 1 centímetro medido no mapa representa uma distância de 100 000 centímetros ou 1 quilômetro na superfície terrestre.