Fernando Seixas é o namorado de Aurélia Camargo durante a juventude. Como a moça não possuía meios e bens, o rapaz, que era um alpinista social, decide trocá-la por Adelaide Amaral, uma jovem capaz de oferecer um futuro abastado.
Destaque a passagem do texto que confirma a reação cínica de Aurélia à fala de Fernando, terminando o namoro. RESPOSTA: Essas eu já as conheço, respondeu Aurélia com tênue ironia, e não me aterram; nasci com elas, e têm sido as companheiras de minha vida.
Resposta. Resposta: A atitude de ter abandonado Aurélia somente pelo dote de Adelaide e não por amor.
b) Como o conflito amoroso se resolve nesta narrativa? O conflito se resolve graças à quitação da dívida de Seixas para com Aurélia. 02 – As narrativas românticas objetivam a realização do sentimento amoroso pelo casamento. Todas as ações concorrem para o desfecho feliz.
Resposta. Resposta: Alternativa “C”. Nas obras “Lucíola” e “Senhora”, já é possível perceber uma fuga aos temas próprios do romantismo, sobretudo na construção das personagens centrais, ambas mulheres que fogem ao estereótipo da mulher romântica em busca de um amor ideal.
José de Alencar é um dos maiores representantes do romantismo no Brasil e um dos principais nomes da literatura nacional. ... Como resultado, as obras de Alencar apresentam a cultura do povo, a história e as regiões brasileiras com uma linguagem inovadora para a época.
Consolidou o romance brasileiro ao escrever movido por um sentimento de missão patriótica (durante toda a sua carreira, parece que nada mais quis senão descobrir a essência da nacionalidade.)
Resposta: Porque ele escreveu as primeiras principais obras literárias brasileiras! Espero ter ajudado! Boa aula!
É por meio do enlace amoroso entre a índia Iracema, representante do povo nativo ameríndio, e o português Martim, colonizador português do século XVI, que José de Alencar constrói uma narrativa que remonta à gênese da pátria brasileira: esse encontro de raças teria gerado o povo brasileiro.
Ele procurou, assim, em suas narrativas, principalmente nas indianistas, retratar, em uma linguagem mais próxima possível do português falado no país, temáticas intimamente ligadas ao Brasil, como a questão indígena, presente em obras como Iracema (1865), O guarani (1857) e Ubirajara (1874).
Características das obras de José de Alencar
José de Alencar se preocupou em retratar sua terra e seu povo de tal forma que muitas obras suas relatam mitos, lendas, tradições, festas religiosas, usos e costumes observados por ele, com o objetivo de dar a feição do Brasil aos seus textos.
A obra de José de Alencar pode ser dividida em dois grupos distintos. A cidade, a sociedade burguesa do Segundo Reinado - Diva, Lucíola, Senhora e os demais romances urbanos.
José de Alencar é o maior nome do Indianismo, isso é, a fase 1 do Romantismo no Brasil. ... O Indianismo é marcado pela busca da identidade brasileira e o livro de maior destaque foi Iracema, escrito por José de Alencar.
Em 1855 assumiu as funções de gerente e redator-chefe do "Diário do Rio", onde publicou, em folhetim, seu primeiro romance Cinco Minutos, em 1856. No dia 1 de janeiro de 1857 começou a publicar o romance O Guarani, também em forma de folhetim, que alcançou enorme sucesso e logo foi editado em livro.
Berta, também conhecida pelo apelido Til, é a típica heroína romântica de alma bondosa que se sacrifica em prol de todos. Besita, moça pobre, porém das mais belas da região, é objeto de desejo tanto de Luis Galvão, jovem fazendeiro, quanto de Jão, um órfão que foi criado junto com Luis Galvão.
Trilogia indianista de José de Alencar se refere aos três romances de temática indigenista escritos por José de Alencar: O Guarani, Iracema e Ubirajara.
12 de dezembro de 1877