Biomecânica do ombro O complexo do ombro possui quatro grupos de movimento, no plano sagital: flexão, extensão e hiperextensão; no plano frontal: abdução e adução; e no plano transverso: rotação medial e rotação lateral; abdução horizontal e adução horizontal e circundação (LIPPERT, 2003; HAMILL & KNETZEN, 2008).
Os músculos responsáveis pelo movimento são o peitoral maior, grande dorsal, redondo maior, subescapular e o deltoide anterior.
Segundo Hislop e Montgomery (2008), os músculos responsáveis pela abdução do ombro são o músculo deltóide (fibras médias) e o músculo supra-espinhoso. O músculo deltóide tem origem na escápula, exatamente no acrômio, e se insere no úmero, região do tubérculo deltóide.
A principal função do manguito rotador é estabilizar e centralizar a cabeça umeral no soquete articular, a cavidade glenóide. Além disso, os músculos seguram a cápsula articular, prevenindo um pinçamento durante movimentos do ombro.
O manguito rotador comprime a cabeça humoral na fossa glenóide, estabilizando a articulação glenoumeral, e serve para contrabalançar as forças de elevação do deltóide, bem como as forças de outros músculos que atuam no úmero.
Estas alterações musculoesqueléticas podem levar a uma série doenças como: Bursite, Capsulite Adesiva, Tendinite Calsificante, Síndrome de TUBS, Síndrome do Pinçamento, entre outras. Por isso é de suma importância fortalecer esta estrutura para prevenir doenças como as citadas acima.
Uma das coisas mais importantes pra te livrar de lesões nos ombros é o aquecimento ideal do manguito rotador. Aquecer essa musculatura de forma adequada dará ao seu ombro condições de trabalhar de forma intensa com muito menos risco de se lesionar.
O manguito rotador (MR) é um grupo de quatro unidades músculo-tendão que envolvem a anterior, superior e posterior da articulação do ombro. Ele atua para estabilizar o úmero – maior osso da parte superior do corpo e que liga o ombro ao cotovelo – e equilibrar os movimentos do ombro.
O tratamento da síndrome do manguito rotador é indicado para reduzir a inflamação da articulação e ajudar a sua regeneração, com repouso do ombro, aplicação de gelo e realização de fisioterapia, que é muito importante para ajudar a recuperar a estabilidade e a força no ombro afetado.
Quem tem Tendinite pode ter direito a receber o Auxilio-Acidente de até 50% a mais no salário, o Dr. ... Muitos trabalhadores sofrem dessa doença e sequer sabem que teriam direito ao Auxílio-Acidente de 50%, benefício pago mensalmente pelo INSS até o dia da aposentadoria.
Médico ortopedista explica sobre a Síndrome do Túnel do Carpo e o seu tratamento – Hospital Auxiliadora.