A repetição dos furúnculos geralmente ocorre em pessoas que transpiram excessivamente ou que têm má higiene cutânea. Todavia, certas pessoas apresentam maior sensibilidade aos estafilococos, apresentando infecções recidivantes nas axilas, apesar da pouca sudorese e ótima higiene corporal. São os mistérios da medicina.
Os alimentos com muito açúcar, como guloseimas, sorvetes ou produtos industrializados em geral, promovem um ambiente ótimo para o desenvolvimento de bactérias, uma vez que estes micro-organismos necessitam do açúcar para crescer.
2. Alimentos industrializados. Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrizaram.
Além disso, para ajudar o organismo a reagir melhor à infecção do furúnculo, é aconselhado ter um alimentação natural, composta de alimentos crus e frutas frescas e suspender o consumo de alimentos gordurosos, como frituras, queijos ou carnes.
No caso das manchas causadas por furúnculos, as melhores opções costumam ser clareadores tópicos, peelings e lasers, mas é importante consultar um dermatologista para avaliar qual a melhor opção no seu caso.
Primeiramente deve-se limpar o ferimento e cobri-lo com um pano ou uma toalha limpa. Não se deve colocar garrote, cinto ou torniquete para diminuir o sangramento, pois isso aumenta o dano aos tecidos. Quando existe um sangramento considerável, se pode fazer um curativo compressivo.