Um filósofo behaviorista radical defende que as diferentes explicações sobre o comportamento humano deveriam ser resolvidas na base de evidências refutáveis, e não de abstratas especulações.
Outras diferenças entre as duas teorias são: “O behaviorista metodológico não nega a existência da mente, mas nega-lhe status científico ao afirmar que não podemos estudá-la pela sua inacessibilidade. O behaviorista radical nega a existência da mente e assemelhados, mas aceita estudar eventos internos” (p. 5).
O Behaviorismo Radical só é radical porque entende que o objeto de estudo fundamental da psicologia é o comportamento. ... Em suma, todo e qualquer fenômeno dentro do âmbito psicológico pode se constituir como objeto de análise.
substantivo masculino Aquilo que incentiva alguém a fazer alguma coisa; incentivo, impulso: o estímulo da recompensa. O que impulsiona o desenvolvimento de: estímulo econômico. [Medicina] O que aumenta ou ativa as funções de um órgão ou estrutura corporal.
Dependendo da situação e do fenômeno que você deseja estudar, é possível usar muitos métodos diferentes. Assim, alguns dos mais utilizados são quase-experimentos, estudos com gêmeos, estudos de caso, metanálises, entrevistas estruturadas, estudos observacionais ou estudos de neuroimagem.
Alguns desses métodos incluem: estudos experimentais, quasi-experimentais, longitudinais, correlacionais, transversais, estudos de casos, estudos clínicos, estudos observacionais e descritivos, estudos de meta-análise.
Há diferentes métodos de estudo na Psicologia. Em cada um deles, a análise dos processos mentais do ser humano é realizada de um modo diferenciado. Abordaremos aqui os métodos introspectivo, experimental, clínico e psicanalítico.
A análise interior feita pelo próprio sujeito - a introspeção – foi, o primeiro método utilizado em psicologia. O seu fundador foi Wundt, quem de uma forma sistemática e controlada, recorreu à introspeção para estudar os fenómenos da consciência.
Para realizar pesquisa de maneira sistemática na psicologia social, devemos delimitar nosso assunto e chegar a perguntas mais específicas. O processo de delimitação implica que escolhemos entre as possíveis razões mencionadas anterior‑ mente para realizar uma pesquisa sistemáti‑ ca.
Na realização de uma pesquisa cientifica em psicologia é necessário primeiramente a escolha de um tema (um problema de pesquisa) e um meio pelo qual essa pesquisa será executada na prática. ... Ou seja, o método de investigação dependerá do que o pesquisador está estudando exatamente.