Sua área é de quilômetros quadrados, e faz fronteiras com os estados de Goiás (a leste), Tocantins (a nordeste), Pará (ao norte), Amazonas (a noroeste), Rondônia (a oeste), Mato Grosso do Sul (ao sul), além do país boliviano (a oeste).
Pelo que desse registro se depreende, o nome Mato Grosso é originário de uma grande extensão de sete léguas de mato alto, espesso, quase impenetrável, localizado nas margens do rio Galera, percorrido pela primeira vez em 1734 pelos irmãos Paes de Barros.
Há várias versões para a origem do nome Cuiabá, uma delas diz que o nome tem origem na palavra bororo IKUIAPÁ que significa “lugar da IKUIA” (ikuia:flecha-arpão, flecha para pescar, feita de uma espécie de cana brava; pá:lugar) o nome designa uma localidade onde os bororos costumavam caçar e pescar, no córrego da ...
Resposta:Porque Brasília foi uma cidade planejada e foi construída para ser a capital do país. E as cidades de Sorocaba e Cuiabá não foram planejadas elas sugiram de maneira desordenadas e são cidades de origem espontânea.
1748
Mato Grosso comemora hoje 271 anos de criação.
Lista de governadores de Mato Grosso
Mauro MendesDesde 2019
Pedrossian foi o governador de Mato Grosso entre 1966 e 1971, antes de o Estado ser separado em 1977.
Campo Novo do Parecis, MT - Às margens do rio Papagaio, em Sapezal (480 km a Noroeste de Cuiabá), na área da aldeia Utiariti, dentro da reserva paresí Tirakatinga, as ruínas da missão Companhia de Jesus (jesuítas), que catequizavam crianças indígenas no Centro Oeste do Brasil, em Mato Grosso, remetem à antiga ...
e) ( ) A ação militar foi a forma pela qual os jesuítas participaram da colonização portuguesa no Brasil. Apoiados pelo Marquês de Pombal estabeleceram Missões na região de São Paulo e no sul do país para manter os índios reunidos.
A principal função dos jesuítas, ao virem ao Brasil, era evangelizar, catequizar e tornar cristãos os indígenas que habitavam estas terras. ... A Companhia de Jesus havia sido fundada em 1534, pelo militar Santo Inácio de Loyola, no contexto da Reforma e da Contrarreforma religiosa.
No Brasil, eles chegaram em 1549 com o objetivo de cristianizar as populações indígenas do território colonial. Incumbidos dessa missão, promoveram a criação das missões, onde organizavam as populações indígenas em torno de um regime que combinava trabalho e religiosidade.
A expulsão dos jesuítas aconteceu em 1759 por Marques de Pombal, para Pombal, os jesuítas estavam atrapalhando os planos portugueses, além de afrontar suas ideias iluministas instruindo os indígenas com a educação religiosa.
Assim, no ano de 1759, centenas de jesuítas foram expulsos do Brasil, pelo secretário de estado português: o Marques de Pombal. O que acabou desestruturando por completo a ordem dos jesuítas no Brasil, gerando grandes prejuízos para os aldeamentos indígenas, para a educação e o ensino na colônia.