O infarto agudo do miocárdio com supra de ST (IAMCSST) corresponde a uma das principais causas de mortalidade por doença cardiovascular. A grande maioria dos casos é causada por aterotrombose, sendo outras causas menos comuns: vasculites, dissecção coronariana, cocaína, etc.
O infradesnivelamento do segmento ST maior ou igual a 1.
Na doença cardíaca coronária instável, depressão do segmento ST está associada com um aumento de 100% na ocorrência da doença principal three-vessel/left e para um aumento do risco de eventos cardíacos subsequentes. Nesses pacientes, uma estratégia invasiva precoce diminui substancialmente morte / infarto do miocárdio.
Isquemia cardíaca, ou angina, é uma doença arterial coronariana muito comum no Brasil. Ela se dá quando o fluxo de sangue que deveria ir para o coração é reduzido e, consequentemente, o oxigênio não chega no órgão em quantidade suficiente.
O AVC decorre da alteração do fluxo de sangue ao cérebro. Responsável pela morte de células nervosas da região cerebral atingida, o AVC pode se originar de uma obstrução de vasos sanguíneos, o chamado acidente vascular isquêmico, ou de uma ruptura do vaso, conhecido por acidente vascular hemorrágico.