EQST

Quais So Os Documentos Legais Que Tratam Sobre A EJA No Brasil?

Quais são os documentos legais que tratam sobre a EJA no Brasil?

Esclarecemos que, a Educação de Jovens e Adultos está baseada no que determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDB 9.

Qual a lei que regulamenta o EJA?

(LDBEN n.º 9.

Quando foi criado o EJA no Brasil?

O programa foi criado por um Decreto nº 6093 de 24 de abril de 2007, e seu objetivo era a universalização da alfabetização de Jovens e Adultos, a partir dos 15 anos ou mais e foi realmente uma conquista porque ele passou a financiar a Educação de Jovens e Adultos que a vinha sendo sempre precária, por parte do governo.

Quais são os programas de EJA no Brasil?

Destinados à educação de jovens e adultos (EJA): Programa Brasil Alfabetizado (PBA); Programa de Apoio aos Sistemas de Ensino para Atendimento à Educação de Jovens e Adultos (Peja); Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano); e. Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Campo – Saberes da Terra).

Qual a importância do EJA no Brasil?

O EJA é uma modalidade de ensino criada pelo governo federal pela Lei de Diretrizes Básicas e Bases da Educação Nacional (LDB 9.

Qual o objetivo do EJA no Brasil?

A Educação para Jovens e Adultos (EJA) é uma forma de ensino da rede pública no Brasil, com o objetivo de desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade, para as pessoas que não possuem idade escolar e oportunidade.

Como funciona o EJA no Brasil?

A Educação para Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade presencial ou a distância em que é possível concluir os estudos tanto do ensino fundamental quanto o do médio. O EJA é presencial e divido em duas etapas. Os módulos têm a duração de 6 meses, o que representa anos e séries do ensino regular.

Qual a importância do professor da EJA?

Sua tarefa é estimular jovens e adultos lhes proporcionando acesso à sala de aula. O professor da EJA deve redirecionar concepções e conceitos em sua organização pedagógica, considerando as especificidades desse segmento.

Como ensinar para alunos do EJA?

Pensando nisso, preparei esta lista com dicas que podem ser úteis para um iniciante na EJA:

  1. Reserve bastante tempo para explicar a proposta de cada aula. ...
  2. Preocupe-se com os procedimentos escolares. ...
  3. Preste atenção ao ritmo da turma. ...
  4. Prepare-se para os alunos rápidos. ...
  5. Cuidado com a infantilidade.

Quem pode atuar como professor no EJA?

Os beneficiários da ação Novas Turmas de EJA são pessoas com 15 anos de idade ou mais, que não completaram o ensino fundamental, e com 18 anos ou mais, que não finalizaram o ensino médio.

Como a tecnologia pode colaborar no acesso a EJA?

O acesso as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Educação de Jovens e Adultos, amplia as possibilidades de acesso ao conhecimento, à cultura, ao lazer, a cidadania e principalmente a autonomia, que ainda é o maior desafio que a escola enfrenta em todos os níveis de ensino.

Que instrumento deve ser utilizado na avaliação da aprendizagem na EJA?

“A avaliação processual utilizará técnicas e instrumentos diversificados, tais como: provas escritas, trabalhos práticos, debates, seminários, experiências e pesquisas, participação em trabalhos coletivos e/ou individuais, atividades complementares propostas pelo professor, que possam elevar o grau de aprendizado dos ...

Qual o princípio básico do método de ensino em EJA?

Princípio da Especificidade Escolar É nosso dever oferecer aos alunos (as) oportunidades de leitura e escrita, é nossa missão ajudá-los a codificar e decodificar, ou seja, ler e escrever, entender códigos e símbolos, letras e números. Este princípio diz respeito à necessidade primeira do educando(a), a tão sonhada...

O que é andragogia quais são os seus princípios?

Estes são motivados a aprender conforme vivenciam necessidades e interesses que a aprendizagem satisfará em sua vida. O modelo andragógico baseia-se nos seguintes princípios: Necessidade de saber – adultos precisam saber por que precisam aprender algo e qual o ganho que terão no processo.

Quais são os princípios básicos da aprendizagem?

princípio: “universalidade” - a aprendizagem é co-extensiva à própria vida, ocorre durante todo o desenvolvimento do indivíduo. ... 2º princípio: A aprendizagem é um processo constante e contínuo. 3º princípio: “gradatividade” - A aprendizagem é gradual, isto é, aprende-se pouco a pouco.

Quais são os seis princípios da andragogia?

Conheça os pressupostos-chave para a educação de adultos, desenvolvidos pelo educador Malcolm Knowles na década de 70, a partir dos princípios da Andragogia.

  • Necessidade – Aplicabilidade. ...
  • Autonomia – Autodiretividade. ...
  • Experiências prévias. ...
  • Interatividade. ...
  • Clima de segurança e respeito. ...
  • Reflexão – Feedback.