O valor mínimo para o rendimento é 0 se a máquina não realizar nenhum trabalho, e o máximo 1, se fosse possível que a máquina transformasse todo o calor recebido em trabalho, mas como visto, isto não é possível. Para sabermos este rendimento em percentual, multiplica-se o resultado obtido por 100%.
Para expressar a eficiência de uma reação, é possível calcular o rendimento percentual com a fórmula %rendimento = (rendimento real/rendimento teórico) × 100.
Para calcular o rendimento líquido de qualquer aplicação sujeita à cobrança de IR, deve-se usar a seguinte fórmula matemática: Rendimento Líquido = (Rendimento Bruto - Custos) x (1 - Alíquota do Imposto de Renda)
O rendimento de um sistema é dado pela razão entre a potência útil e a potência total. A potência não útil para o sistema é chamada de potência dissipada.
Chamamos de eficiência da máquina à razão do trabalho efetuado (Τ) pelo calor da fonte quente Q1. Partindo do princípio da conservação da energia, podemos substituir o valor do trabalho (Τ) por Q1 – Q2 na expressão da eficiência.
Ao dividir a potência ativa de entrada pelo fator de potência fornecido na placa de dados, encontramos o valor da potência aparente de entrada do motor, ou seja, o valor de potência aparente consumida por esse motor. Encontramos o valor fornecido pela placa de dados do motor, 83%.
Portanto para calcularmos a eficiência volumétrica do nosso motor, teríamos que medir a massa de ar que ocupa o volume dentro do cilindro após o encerramento do ciclo de admissão, e determinarmos a massa deste mesmo volume nas condições de temperatura e pressão local fora do motor.
Qual é a eficiência máxima de um refrigerador? A eficiência de um refrigerador é e = Q2 / (Q1 – Q2). Quando ela é máxima Q1 / T1 = Q2 / T2.
O rendimento das máquinas térmicas é uma grandeza adimensional dada pela razão entre a quantidade de trabalho mecânico extraído de uma máquina térmica e a quantidade de energia fornecida a ela em forma de calor.
O rendimento desta máquina de Carnot é o máximo de uma máquina térmica que esteja trabalhando entre determinadas temperaturas entre quente e fria. Esse rendimento, no entanto, nunca chega aos 100%. Sendo que é a temperatura da fonte fria medida em Kelvin, e é a temperatura da fonte quente também medida em Kelvin.
As máquinas térmicas absorvem calor e liberam trabalho, o contrário do que fazem os refrigeradores. De acordo com a primeira lei da Termodinâmica, as máquinas térmicas precisam receber certa quantidade de calor para funcionar.
A primeira verdadeira máquina térmica é legada ao físico francês Denis Papin que utilizou vapor para impulsionar um mecanismo com êmbolo e cilindro. ... Em 1698, mais de mil anos após a máquina de Heron, surgiu a primeira máquina a vapor de interesse industrial, elaborada por Thomas Savery, um engenheiro militar inglês.