Carbono: estrutura básica da matéria viva. Suas combinações formam moléculas orgânicas, como açúcares (glicogênio e amido). Componentes celulares: proteínas (10 a 15%), lipídios (2 a 3%), açúcares (1%), ácidos nucléicos, água (75 a 85%), sais minerais e vitaminas.
Os compostos orgânicos, produzidos pelos seres vivos, por plantas ou animais, que se encontram formando a matéria viva da célula são os carboidratos, os lipídios, as proteínas e os ácidos nucleicos. Os carboidratos, também denominados açúcares, são utilizados pelas células, primariamente, como fontes de energia.
As principais funções inorgânicas são ácidos, bases, sais e óxidos.
As funções da Química Inorgânica que estudaremos são os ácidos, as bases, os sais e os óxidos. Considera-se ácidos de Arrhenius compostos moleculares que, em solução aquosa sofrem ionização, liberando H+. ... Nesse caso, o H não é o primeiro elemento a ser representado na fórmula; então não é um ácido (é um sal ácido).
Os sais são compostos produzidos a partir da reação que ocorre entre um ácido e uma base, chamada de reação de neutralização. Portanto, um sal é formado por um cátion que vem de uma base e um ânion proveniente do ácido.
Funções inorgânicas: sais Os sais são substâncias parecidas com os ácidos e as bases, pois liberam íons em contato com a água. São formados a partir da neutralização de um ácido por uma base. Essa reação pode ser chamada de reação de neutralização ou salinização, na qual são liberados um sal e uma molécula de água.
A função sal é caracterizada por compostos iônicos que apresentam, ao menos, um cátion diferente de H+ e, no mínimo, um ânion diferente de (OH)-. Nessa ligação ocorre a quebra e a consequente separação dos íons. ...
Ácido é qualquer composto químico que, em solução aquosa, libera íons de hidrogênio (H+). ... Sais são compostos iônicos que apresentam, no mínimo, um cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-. Exemplo: NH4Cl,CH3COONa, NaCl. Óxidos são compostos binários (iônicos ou moleculares), que têm dois elementos.
O sal pode ser obtido nos laboratorios por meio de uma reaçao quimica entre soluçoes aquosas de um acido e de uma base.
Mas, em países tropicais, como o nosso, a técnica empregada para a obtenção do sal é a evaporação e cristalização da água do mar, o que corresponde a apenas 10% do sal produzido mundialmente. A água do mar possui vários sais dissolvidos e o principal é o NaCl, com cerca de 3,5% em massa.
NaCl
Verificado por especialistas. O cloreto de sódio (HCl) é o sal de cozinha. Essa é a reação mais comum para obtenção do sal.
Os sais podem se classificar em ácidos, básicos, neutros, mistos ou hidratados. O que irá determinar sua natureza é a forma como apresenta seus íons.
6 íons