Revoluções Burguesas são revoltas protagonizadas pela classe burguesa. Tendo acontecido em várias localidades e em períodos distintos, destacam-se, todavia, a Revolução Puritana e Revolução Gloriosa, ambas na Inglaterra, no século XVII, bem como a Revolução Francesa, na França, no século XVIII. ...
a)Hobsbawm chama esse período essencialmente de “Era das Revoluções” pois, como pesquisei a ideia de Hobsbawm por trás deste livro, o tempo descrito foi caracterizado por ondas de revoluções em todo o mundo. Tudo isso sendo desencadeado, inicialmente pela revolução industrial e posteriormente a revolução francesa.
Denomina-se revolução francesa de 1848 aos eventos revolucionários que encerraram a Monarquia de Julho (1830-1848) e levaram à criação da Segunda República Francesa. ... Em 2 de dezembro de 1848, Luís Napoleão foi eleito presidente da Segunda República, em grande parte com apoio camponês.
Resposta: Em pouco tempo, a disseminação dos acontecimentos franceses inspirou outros levantes nacionalistas pela Europa. Explicação: O levante de 1830 determinou a ruína dos ideais conservadores do Congresso de Viena.
Monarquia constitucional é uma forma de monarquia na qual o soberano exerce a autoridade de acordo com uma constituição escrita ou não escrita, enquanto o Poder Legislativo é exercido por um Parlamento, geralmente eleito pelos cidadãos.
A Monarquia é uma forma de governo onde o Rei (monarca) exerce um papel político, podendo ser mais ativo, governando o Estado, ou mais passivo, cerimonial, em que cumpre meras funções de representação.
Monarquia constitucional - regime político que reconhece um monarca eleito ou hereditário, mas ele é limitado pela constituição. Monarquia tradicional - o monarca (ou rei) tem poder absoluto, não pode ser barrado pelas leis do estado.
A mesma que se opõe à monarquia constitucional partidocrática e à monarquia absolutista, não é senão uma monarquia regida pelos princípios do tradicionalismo ou da tradição, organizada na base da família e da propriedade, que foi sacrificada pelo pombalismo, pelo absolutismo e pelo republicanismo. ...