Bíblia Apologética de Estudo (Português) Capa comum – 1 maio 2014. O objetivo desta Bíblia é dar suporte para o estudo das religiões segundo a palavra de Deus. Funciona como uma ferramenta que facilita o diálogo com aqueles que desconhecem ou não acreditam na palavra de Deus e na salvação em Jesus Cristo.
Significado de Apologético adjetivo Que contém ou abarca apologia; que analisa, desenvolve e/ou defende um pensamento, uma teoria, uma ideia etc; laudatório. substantivo masculino [Retórica] O discurso cujo propósito se concentra na defesa de algo ou alguém: refutar um apologético.
Apologética (do latim tardio apologetĭcus, através do grego ἀπολογητικός, por derivação de "apologia", do grego απολογία: "defesa verbal") é a disciplina teológica própria de uma certa religião que se propõe a demonstrar a verdade da própria doutrina, defendendo-a de teses contrárias.
Significado de Credo Conjunto de princípios, regras e ditames pelos quais se governa uma pessoa, uma seita ou um partido; programa, doutrina: um credo político. interjeição Indica espanto, aversão, superstição: cruz-credo, cruzes. ... Do latim credo, "creio".
Um credo (também conhecido como confissão, símbolo ou declaração de fé) é uma declaração das crenças compartilhadas da comunidade (muitas vezes religiosa) na forma de uma fórmula fixa que resume os princípios fundamentais. O mais antigo credo no cristianismo, "Jesus é Senhor", teve origem nos escritos de São Paulo.
Significado de Cruz-credo interjeição Expressão de espanto, aversão, nojo ou repulsa; cruzes, credo: cruz-credo, ser picada por uma cobra! Etimologia (origem da palavra cruz-credo).
Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos seus discípulos, dizendo: 'Tomem e comam; isto é o meu corpo'. Em seguida tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos, dizendo: 'Bebam dele todos vocês.
"É realizada a leitura bíblica de 2 Coríntios 11.
Transubstanciação é a conjunção de duas palavras latinas: trans (além) e substantia (substância), e significa a mudança da substância do pão e do vinho na substância do Corpo e Sangue de Jesus Cristo no ato da consagração. Isto significa que esta doutrina defende e acredita na Presença Real de Cristo na Eucaristia.
No momento da Eucaristia, o padre personifica o Cristo (o pão representa o corpo, e o vinho, o sangue) e repete as palavras proferidas durante a Santa Ceia.
Os símbolos/elementos da Ceia do Senhor são o “Pão e o Vinho”. E é claro que o pão e o vinho não se tornam mesmo a própria carne e sangue de Jesus, são só símbolos.
As escrituras nos fornecem outra pista: pão sem fermento e vinho também estavam no menu. Jesus partiu o pão e vinho abençoados, dizendo a seus apóstolos que o pão era seu corpo e o vinho o seu sangue – firmando assim a base para a comunhão.
Significado de Ceia A última refeição que se faz antes de dormir; refeição da noite; jantar. [Religião] Numa celebração religiosa, o rito da comunhão. [Religião] Última Ceia. A última refeição que Jesus fez com os seus apóstolos; Santa Ceia ou Ceia do Senhor.
Simbologia do pão na Santa Ceia Em sua última ceia com os apóstolos, Jesus partilhou pão e vinho, lembrando serem estes o seu corpo e o seu sangue, ofertados pela salvação dos homens. O ato de partilhar o pão tornou-se, assim, um sacramento cristão. ... Veja também os significados dos símbolos Vinho e Sangue.
Este procedimento visa receber a salvação: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último Dia” (João 6.
Quinta-feira Santa
Jesus está no centro da mesa e em cada lado da figura estão seis de seus apóstolos, totalizando os doze: Pedro, João, Tiago (filho de Zebedeu), Tiago (Filho de Alfeu), André, Mateus, Bartolomeu, Simão Zelote, Felipe, Tomé, Judas Tadeu e Judas Iscariotes.
Quando o Imperador Constantino, a pedido de sua mãe e instruído por seus conselheiros, adotou o cristianismo como religião do Império Romano, por motivos políticos e não religiosos, é que surge, então, a Ceia de Natal como conhecemos hoje.