(2003), é mostrado que as indicações do ajuste oclusal podem ser separadas pelas seguintes relevâncias: melhoria das relações funcionais e equilíbrio de forças fisiológicas a todo o aparelho mastigador;eliminação de oclusão traumática;eliminação de tensões musculares anormais,bruximos ou outros sintomas associados; ...
Na presença de algum contato prematuro ao fechar os dentes (que pode ser desde um dente torto até uma restauração mau ajustada), a mandíbula é obrigada a se "acomodar" e trabalhar numa posição diferente e os músculos citados ficam numa situação de desequilíbrio e muitas vezes de hiperatividade, podendo causar dores na ...
A mordida profunda ou sobremordida diz respeito a uma situação de maloclusão vertical, causada pela sobreposição aumentada dos dentes superiores anteriores relativamente aos inferiores, isto é, quando existe um trespasse vertical acima do normal entre as duas arcadas na posição de oclusão.
Qual é a posição dos dentes na oclusão dentária ideal?
Entende-se por mordida cruzada posterior a relação anormal, vestibular ou lingual de um ou mais dentes da maxila, com um ou mais dentes da mandíbula, quando os arcos dentários estão em relação cêntrica, podendo ser uni ou bilateral8.
Em casos assim, o aparelho dentário transparente pode ser a melhor solução para ajustar o alinhamento da arcada dentária e corrigir a oclusão — afastando, inclusive, outros problemas futuros e preservando a sua saúde bucal e geral.
Analisando os dentes com a ajuda da linha média O posicionamento certo se baseia em uma linha imaginária vertical que separaria os dois incisivos centrais. Segundo o dentista, esse traço invisível deve coincidir com a linha média facial, com o filtro labial, ou com o centro da boca.
A forma correta é ficar apoiada com suavidade no palato da boca, o famoso 'céu da boca'. A ponta da língua fica em contato com a chamada papila palatina e o restante se apoia na parte mais alta do céu da boca, isso quer dizer que ela fica curvada.
Dormir com a boca aberta é sinal de respirar pela boca durante a noite. O motivo principal para isso costumar ser um bloqueio das condutas nasais. Outra causa possível é que a boca se abra, resultando de uma posição incómoda onde os músculos não conseguem manter a posição, em tal caso começará a roncar.
Mas, se mesmo depois de mudar alguns desses hábitos, a sinfonia noturna persistir, é hora de buscar auxílio médico para investigar suas causas.
A xerostomia acaba prejudicando a digestão, uma vez que a saliva é o primeiro processo químico para digerir as enzimas dos alimentos — explica o cirurgião dentista Ariel Apelbaum, que alerta para os sinais: — A boca fica toda seca por dentro, as pessoas costumam acordar com a língua praticamente colada no céu da boca e ...