O continente africano é o terceiro maior continente do planeta e possui uma diversidade imensa, por isso foi dividido em duas Áfricas: África Mediterrânea e África Subsaariana. ... Já a África Subsaariana, compreende toda a área localizada ao sul do Saara, correspondendo a mais de 75% do continente.
Além disso, apresenta indicadores sociais mais positivos, quando comparado com o restante do continente. A África do norte já apresenta maior pobreza, bem como características inerentes a países que são apenas subdesenvolvidos, com economia mais tímida e indicadores sociais menos evidentes.
O continente africano abriga duas sub-regiões claramente delimitadas: a África Setentrional (Norte), também chamada Saariana, e a Subsariana (Sul). O limite natural entre ambas é o deserto do Saara. ... A África Subsaariana, bem mais extensa, reúne a maioria da população, predominantemente negra.
África branca (árabe) ao norte sofreu ocupação de povos do Oriente Médio (asia)durante os tempos, sendo um local adverso da África '' negra '' onde sua população é formada por culturas regionais de tribos africanas.
O continente africano é dividido em duas partes: África Islâmica e África Subsaariana, ambas possuem características distintas em vários aspectos. ... A África Islâmica está localizada ao norte do continente africano, onde há um grande deserto, o Saara; além de regiões com predominância de clima árido e semi-árido.
Resposta. A africa islamica corresponde a parte norte da africa e foi colonizada pelos árabes. Já a africa subsaariana corresponde a parte sul do continente africano e apresenta grande heterogeneidade étnica, linguistica e religiosa.
Os países que a integram (Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia e Egito) apresentam características físicas e humanas semelhantes àquelas do Oriente Médio. Seu clima é desértico, e a região é ocupada desde o século VII por povos árabes, responsáveis pela propagação do islamismo.
NIGÉRIA
África do Sul
o Egito
Os países da chamada África Branca, ou África Setentrional. O norte da África é ainda a região mais urbanizada e desenvolvida do continente africano, com destaque em países como o Marrocos, Argélia, Líbia, Egito e Tunísia. A África do Sul e a Namíbia também são considerados países desenvolvidos pros padrões africanos.
Muitos nomes são utilizados para se referir à região norte do continente africano: África Branca, África Setentrional, África do norte e Norte d'África. Essa área, oposta à África Negra (nações do sul), é composta pelos seguintes países: Egito, Líbia, Argélia, Tunísia e Marrocos.
A África do Norte é composta por sete países: Argélia, Egito, Líbia, Mauritânia, Marrocos, República Árabe Saaraui Democrática e Tunísia. A origem da UA remonta ao pan-africanismo, um movimento intelectual que buscava reforçar a integração africana em face da intrusão colonial.
O Oriente Médio, também chamado de Ásia Ocidental, ocupa parte do Norte da África. Entre as principais cidades dessa região, está o Cairo - capital do Egito, que se localiza entre o norte da África (a maior parte) e em parte da Ásia.
Islã Islã tem adeptos em toda a África. É a religião predominante na África do Norte, e também predominante na África Ocidental (sobretudo na Costa do Marfim, Gana norte, sudoeste e norte da Nigéria), no Nordeste de África e ao longo da costa da África Oriental.
Argélia
Lista de países da África por população
) Sudan O maior país do continente Africano é a Argélia. Na verdade, a África é o segundo maior continente do mundo, precedida pela Ásia. O maior país da África por área é Argélia, com 2.
Antiga colônia britânica, a Gâmbia obteve sua independência em 1965. É um país localizado no continente africano, considerada a menor nação em extensão territorial da África. A Gâmbia faz fronteira com o Senegal, além ser banhada pelo oceano Atlântico. Grande parte do território é coberta por savanas.
Vaticano
Os 20 maiores países do mundo em extensão territorial