Carpe diem é parte da frase latina carpe diem quam minimum credula postero (literalmente: 'aproveita o dia e confia o mínimo possível no amanhã'), extraída de uma das Odes, de Horácio (65 a.C. - 8 a.C.), e tem numerosas traduções possíveis: "colhe o dia" (tradução literal), "desfruta o presente", "vive este dia", " ...
Carpe diem: significa aproveitar o dia, viver o momento com grande intensidade. Foi a atitude assumida pelos poetas-pastores, que acreditavam que o tempo não parava e, por isso, deveria ser vivido plenamente em todos os sentidos. ... Os poetas árcades eram contidos em sua expressão poética.
Carpe diem aparece na poesia como uma resposta ao inerente medo da morte e do desconhecido. Já que nos é vedado conhecer a morte, o melhor é viver a vida.
28. (CENTEC-BA) Quando o poeta neoclássico pinta uma paisagem como um "estado de alma", podemos dizer que estamos diante de uma paisagem: tipicamente neoclássica. sugestivamente simbolista.
Em relação à linguagem e forma estrutural das poesias árcades, temos a presença de um vocabulário mais simples, a forma clássica do soneto, o gosto por decassílabos e o a ordem direta da escrita (diferentemente do barroco, que prezava pelos hipérbatos).
Principais Características
O Arcadismo em Portugal teve início em 1756 com a fundação da Arcádia Lusitânia na capital do país: Lisboa. ... O maior destaque na produção árcade portuguesa foram os poemas, sendo Bocage um dos maiores representantes.