Existem três espécies de lobos : o lobo vermelho (Canis rufus), o lobo da etiópia (Canis simensis) e o lobo cinzento (Canis lupus). Segundo alguns autores, esta última espécie pode ser subdividida em cerca de 30 subespécies, entre as quais se encontra o lobo ibérico (Canis lupus signatus).
lobo-cinzento
Lobo cinza Os lobos vivem em bandos, o que os torna perigosos. Ao chamado do lobo mestre, o bando pode facilmente atacar uma pessoa.
Os pulmões são dois órgãos esponjosos localizados dentro da caixa torácica. O pulmão direito é dividido em 3 partes, conhecidas como lobos. O pulmão esquerdo possui 2 lobos. O pulmão esquerdo é menor, porque o coração está localizado desse lado do corpo.
Carnívoros
Ele é equipado para viagens longas: tem pernas compridas e patas largas, que o ajudam a se locomover na neve, e coração e pulmão grandes. Outros órgãos cruciais são o nariz e os olhos. O olfato de um lobo, cerca de 100 vezes mais apurado que o nosso, permite que o animal fareje presas a até 5 quilômetros de distância.
É também um itinerante solitário, e nunca viaja em alcateias como os lobos da América do Norte. Como o mais alto de todos os canídeos, o lobo-guará desenvolveu pernas extremamente longas, que o ajudam a elevar a cabeça acima da erva alta na qual se desloca.
Eles se alimentam de cervos, alces, esquilos e camundongos.
66 – 81 cmAdulto, até ao ombro
Os lobos cinzentos vivem atualmente na região dos Grandes Lagos e ao norte dos Estados Unidos. Sua população diminuiu nos últimos anos, agora chegando a 6.
ESTADO DO LOBO-CINZENTO Em 2011, o Congresso aprovou uma legislação que retirou as proteções federais aos lobos-cinzentos, e devolveu a administração da espécie às agências estaduais de vida selvagem em Idaho, Montana, leste de Washington, Oregon e no norte do Utah.
Fêmea: 14 anosna natureza
O lobo-guará é o maior canídeo da América do Sul. ... O nosso lobo 'bom' vive em campos abertos, no caso do Brasil no Cerrado, Campos Sulinos, na Caatinga e na borda do Pantanal. Também pode ser encontrado na Argentina, Paraguai, Bolívia e numa pequena parte dos territórios do Uruguai e Peru.
Parente dos lobos selvagens e dos cachorros domésticos, o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é um animal típico do Cerrado e maior canídeo da América do Sul, podendo atingir até um metro de altura e pesar 30 quilos. Além do Brasil, pode ser encontrado em regiões da Argentina, Bolívia, Paraguai, Peru e Uruguai.
Apesar de ser um animal emblemático do Cerrado, o lobo-guará tem uma distribuição ampla pelo território brasileiro. É possível encontrá-lo em áreas de transição com a Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica, Pampa, além de Paraguai, Bolívia, Argentina e Uruguai.
O lobo-guará, escolhido para ilustrar a nova cédula de R$ 200, está entre as 1.