Hematologia – o que é? A Hematologia estuda os elementos figurados do sangue, sendo eles as hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas.
Em resumo, o endocrinologista trata, ainda: a obesidade, a hipertensão e o diabetes – doenças com grande incidência de pessoas do sexo feminino - e tumores na hipófise, no hipotálamo, na tiróide, nas glândulas supra-renais, no pâncreas e nas gônadas (ovários e testículos).
A Hematologia e Hemoterapia é a especialidade responsável por investigar, diagnosticar e tratar os distúrbios do sangue, sejam eles benignos ou malignos do ponto de vista patológico, e por todos os procedimentos relacionados à transfusão de sangue.
A palavra hematologia significa estudo do sangue. O hematologista, por sua vez, é o médico que estuda, pesquisa e trata as doenças do sangue e dos órgãos hematopoiéticos — medula óssea, os linfonodos ou gânglios linfáticos e o baço.
O curso também é indicado para profissionais da área de saúde, como médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem que queiram ampliar seu leque de opções no mercado de trabalho e ainda entender um pouco mais sobre a área e principalmente, aqueles que desejam desenvolver funções mais técnicas.
A auto-hemoterapia consiste na retirada do sangue do paciente e na sua introdução, uma vez por semana, no músculo do braço ou nas nádegas.
Técnico de laboratório Esse cargo é responsável por alguns procedimentos, como análises microscópicas, testes laboratoriais, e também operação e calibração dos equipamentos em uso.
R$ 1.