Fauna é o nome dado ao conjunto de animais de uma determinada região. Flora é o conjunto de plantas. A interação entre eles é indispensável para o equilíbrio dos ecossistemas.
O termo flora é usado normalmente para indicar a variedade de plantas de uma determinada área. A biodiversidade pode ser definida como a variedade de formas vivas existentes em nosso planeta. ... Quando falamos em diversidade de plantas de uma determinada região, estamos falando da flora de uma área.
Flora é o nome dado ao conjunto de vegetais que se desenvolvem em uma determinada área. Buriti, pequi, jatobá, ipê e angico são exemplos de plantas que compõem, por exemplo, a flora do Cerrado. ... A flora, assim como a fauna, também sofre com a ação do homem.
A fauna é o grupo de animais de determinada região. Já a flora é a representação das espécies vegetais. Quando se fala em fauna e flora brasileira, estão sendo referidos a totalidade de animais e plantas que tem seu habitat em um dos biomas existentes no Brasil.
A flora da Caatinga tem características peculiares, apresentando uma estrutura resistente e adaptada às condições áridas, por isso são chamadas xerófilas, ou seja, adaptadas ao clima seco e à pouca quantidade de água. ... As singularidades da Caatinga resultam em uma fauna diversa composta por mais de 800 espécies animais.
Conheça a seguir 25 espécies de plantas existentes na Caatinga.
Há forte presença de arbustos com galhos retorcidos e com raízes profundas, além da presença de cactos e bromélias. Além disso, em épocas de seca, os arbustos costumam perder, quase que totalmente, as folhas. Essa é uma propriedade usada para evitar a perda de água por evaporação.
Plantas típicas dessa vegetação são o cacto, a palma, o xiquexique, o mandacaru, a aroeira, o umbuzeiro, o juazeiro e o caroá. Muitas das plantas da caatinga têm capacidade de reter água no caule e nas folhas, o que acaba servindo para matar a sede de pessoas e animais quando a seca se prolonga muito.
O clima na Caatinga é semiárido; e o solo, raso e pedregoso. A Caatinga concentra-se na Região Nordeste do país, cujo clima é semiárido. Sua vegetação apresenta características adaptadas à escassez de chuva.
Nas regiões onde prevalece o clima semiárido encontra-se a Caatinga. No extremo oeste da região Nordeste, onde o clima é o equatorial, a vegetação encontrada é a floresta Amazônica, além da ocorrência de Mata dos Cocais.
Resposta. As principais características dacaatinga são: - Forte presença de arbustos com galhos retorcidos e com raízes profundas; - Presença de cactos e bromélias; - Os arbustos costumam perder, quase que totalmente, as folhas em épocas de seca (propriedade usada para evitar a perda de água por evaporação);
semiárido
Polígono das Secas Inicialmente, o Polígono abrangia cerca de 950 000 quilômetros quadrados, estendendo-se pelas áreas de clima semiárido. Entretanto, após a ocorrência de grandes secas, a área do Polígono foi ampliada, alcançando parte do estado de Minas Gerais, também atingido pelas estiagens.
O solo da região é antigo e em geral pouco profundo. A maior parte da região do sertão nordestino tem solo de embasamento cristalino com baixa capacidade de infiltração mas, em outros locais, nas bacias sedimentares, os solos são mais profundos permitindo uma maior infiltração e um melhor suprimento de água.
Existem diferentes características de relevo (planícies, depressões e planaltos aplainados) na região Norte, entretanto, o que predomina é uma superfície bastante plana, ou seja, as planícies.
Nove são os estados que formam a região nordeste. Aqui estão seus nomes e suas respectivas capitais: Maranhão, São Luís; Piauí, Teresina; Ceará, Fortaleza; Rio Grande do Norte, Natal; Paraíba, João Pessoa; Pernambuco, Recife; Alagoas, Maceió; Sergipe, Aracaju; e Bahia, Salvador.
O falar do Nordeste
Amazofonia, ou sotaque nortista, é o sotaque encontrado em boa parte dos habitantes da região amazônica (ou seja, a região norte do Brasil) e de seus sete estados. Segundo a geografia da língua portuguesa, o Brasil possui 11 dialetos, sendo esse encaixado como “dialeto nortista“.
BABÃO = Bajulador; puxa-saco. BAFAFÁ = Confusão; bagunça; balbúrdia. BEXIGUENTO = Pessoa sem qualidades; desgramado. BIZONHO = Bizarro.