A diferença entre as relações espaciais topológicas e as projetivas vem do desenvolvimento do ponto de vista do observador. ... Já o espaço projetivo se estabelece conforme a criança aprende a relacionar os objetos do espaço entre si, ou seja, um diante e em relação a outro.
As relações que permitem a coordenação dos objetos entre si num dado ponto de vista são as projetivas. O espaço projetivo acrescenta ao topológico a necessidade de situar os objetos ou elementos de um mesmo objeto, um em relação aos outros.
As relações projetivas e euclidianas apoiam-se nas conquistas do espaço topológico, pois é através da sistematização crescente das relações de vizinhança, separação, ordem, envolvimento e continuidade que a coordenação espacial torna-se possível.
As relações espaço-geométricas topológicas são as mais elementares, e não menos importantes, nas quais a criança constrói a noção de conservação de formas e grandezas, noção esta que é condição para a construção das relações espaciais posteriores.
As noções topológicas são noções sobre separação, ordem, sucessão, fechamento e continuidade, entre outras. Elas são muito importantes, pois delas derivam as noções projetivas e euclidianas, essenciais para a interpretação de mapas.
Significado de Topologia substantivo feminino Ramo da matemática que estuda certas propriedades das figuras geométricas. Entre essas propriedades estão aquelas que não variam quando as figuras são deformadas.
A orientação temporal compõe-se pela capacidade do indivíduo em se situar em função da ocorrência (antes, durante, depois) e sucessão dos acontecimentos, da duração dos intervalos (noção de tempo longo/curto, ritmo regular/irregular, cadência rápida/lenta), da renovação cíclica dos períodos (dia, semana, meses, ano) e ...
Resposta. Resposta: o tempo e espaço são necessários para a noção e estinto básicos do ser humano, sendo privado dessas coisas ele perde-se em si próprio.
A noção em senso comum de tempo é inerente ao ser humano, visto que todos somos, em princípio, capazes de reconhecer e ordenar a ocorrência dos eventos percebidos pelos nossos sentidos. Contudo a ciência evidenciou várias vezes que nossos sentidos e percepções são mestres em nos enganar. ... O tempo simplesmente é.
Mas, como trabalhar as noções de tempo na escola, especificamente na Educação Infantil?
Buscando uma perspectiva de sucesso para a aprendizagem, é preciso que a organização deste espaço seja pensada como um ambiente acolhedor e prazeroso para a criança, ou seja, um lugar onde as crianças possam brincar e criar suas brincadeiras sentindo-se estimuladas e autônomas.
A organização da rotina das atividades da criança na escola é um aspecto de suma importância. Essa deve ser pensada a partir do planejamento feito pela equipe pedagógica e professores, traduzida no plano de trabalho ou de aula. A rotina possibilita à criança segurança e domínio do espaço e do tempo que passa na escola.
Marcado pelo relógio, o tempo da escola é único, medido e deve ser apre(e)ndido pelos sujeitos”. Observando que a forma de medir o tempo surgiu a partir de construções sociais, o presente trabalho propõe descrever sobre a relação deste tempo com o processo de escolarização da Educação Infantil.
Foi só entre 147-127 a.C. que surgiu a divisão do dia em 24 horas com base na observação dos dias de equinócio. ... Mesmo assim, por muito tempo, os relógios dividiam as horas em metades, terços ou quartos, nunca em 60 minutos, até ser inventado o primeiro relógio mecânico, no final do século XVI.
Antes da invenção dos relógios, a medição de intervalos de tempo não era muito precisa. Os antigos gregos usavam a clepsidra, um relógio d'água, que consistia de um reservatório de água dotado de um furo. ... Usava-se também a ampulheta, que marcava o tempo pelo escoamento da areia de um compartimento para o outro.
O relógio de sol, a ampulheta e o relógio são alguns instrumentos utilizados para medir-se o tempo.
Para medir o tempo existem vários instrumentos, como a ampulheta e o relógio de sol. Para controlar o tempo nas competições é necessário bastante precisão, e para isso se usa um tipo de relógio especial, o cronômetro. Os relógios mais comuns que utilizamos são os de ponteiros e os digitais.