O que é Renúncia: Renúncia é um termo que caracteriza o ato ou efeito de negar ou rejeitar algo ou uma atitude. Normalmente esta ação está relacionada ao fato de renunciar a alguma coisa, se abdicar de um objeto ou de algo muito importante.
Você está recebendo o modelo do Termo de Renúncia e Cessão de Direitos. Este documento é utilizado quando algum beneficiário deseja ceder a sua parte da indenização para outra pessoa.
De acordo com o artigo 1.
A renúncia produz efeitos imediatos, acarretando a ficção do herdeiro jamais ter participado da sucessão. Ademais, a renúncia é ato solene, irrevogável, expresso, insubordinado à condição ou termo, unilateral e indivisível.
...a quem confere(m) os mais amplos e gerais poderes para o fim especial de representá-lo(a)(s) no inventário de nome ________________________________(PARENTESCO), no qual o(a)(s) Outorgante(s) abre(m) mão, da parte que lhe(s) cabe nos bens deixados pelo falecido, podendo o(a)(s) Outorgado(a)(s) requerer dito ...
Efeitos da renúncia Caso não hajam outros herdeiros, ou se os demais herdeiros também renunciaram a herança, poderão os filhos virem a sucessão. Por exemplo: se o único filho ou todos os filhos renunciarem a herança, extingue-se esta classe e passa-se a seguinte (netos).
Restrições legais a renúncia É necessário que o renunciante tenha capacidade para alienar os bens, se não possuir tal capacidade não poderá renunciar. Anuência do cônjuge, se o renunciante for casado, exceto no regime de separação de bens precisara da autorização do cônjuge.
até 30 dias
O herdeiro não pode apreender-se dela, pois a aceitação não é passível de retratação, nem poderá, se vier a renunciar, acarretar prejuízo aos credores. ... Quando o herdeiro prejudicar os seus credores, renunciando à herança, poderão eles, com autorização do juiz, aceitá-la em nome do renunciante.
Um herdeiro pode ceder seus direitos hereditários a determinada pessoa. ... Caso ele queira abrir mão da herança, mas deixando a parte que lhe caberia para um filho, por exemplo, o que ele deverá fazer é a cessão do direito hereditário e, não, renúncia.
Aceita a herança, torna-se definitiva a sua transmissão ao herdeiro, desde a abertura da sucessão. Parágrafo único. A transmissão tem-se por não verificada quando o herdeiro renuncia à herança. ... A renúncia da herança deve constar expressamente de instrumento público ou termo judicial.
b) É inferida do fato de haver o herdeiro promovido o funeral do 'de cujus'. ... correta ⇒ d) Não se configura quando o herdeiro promove a cessão gratuita, pura e simples, da herança aos demais herdeiros.
“A aceitação tácita é aquela que decorre de atos próprios da qualidade de herdeiro. A lei não define que atos seriam esses. Ela indica os atos oficiosos, como o funeral do finado, os meramente conservatórios, ou os de administração e guarda provisória.
O art. 1.
HERDEIROS NECESSÁRIOS. São herdeiros necessários os descendentes, os ascendentes e o cônjuge. Os herdeiros necessários são aqueles que têm direito a parte legítima da herança: os descendentes (filho, neto, bisneto) os ascendentes (pai, avô, bisavô) e o cônjuge.