Válvulas Pneumáticas
A válvula borboleta é o dispositivo de controle de fluxo que interrompe ou permite a passagem de fluido em uma tubulação, com base em um disco que gira 45°. O disco é conhecido como 'borboleta', emprestando seu nome para a válvula.
Válvula de Retenção. Quais são os tipos?
De forma a simplificar, uma válvula de retenção permite o fluxo em uma direção e automaticamente evita o fluxo de retorno (fluxo reverso) em uma linha hidráulica ou pneumática. É uma das poucas válvulas automáticas existentes no mercado e que não requerem assistência para abrir e fechar.
As Válvulas de Retenção Termixer são sem dúvida as mais eficientes do mercado devido ao seu exclusivo sistema de funcionamento....Baixo custo;
Uma válvula que se mantem totalmente aberta quando em operação pode ter uma vida útil de 20 a 30 anos. Se as molas das válvulas em sua operação estão falhando em um ano ou menos, você pode ter problemas de superdimensionamento da válvula ou de posição de instalação.
As válvulas de retenção vertical têm características parecidas com as válvulas de retenção tipo horizontal. Ela só deve ser instalada verticalmente e depende da pressão do fluído para empurrar o obturador para cima e assim permitir a passagem do fluido.
Uma válvula de retenção é um tipo de válvula que permite que os fluidos escoem em uma direção, porém, fecha-se automaticamente para evitar fluxo na direção oposta (contra fluxo).
De forma geral, as válvulas de retenção são instaladas no inicio das linhas de tubulações de recalque, entre a saída das bombas e dos registros, para que consiga proteger as bombas de golpe de aríete, ação que ocorre devido a cessação brusca do escoamento, em casos especiais por falta de energia elétrica.
O próprio nome define sua função, desvia o fluxo do fluído. Por exemplo, no caso de um compressor, uma válvula bypass serve par a controlar a pressão do compressor. Em geral estas válvulas são direcionais, isto é, permitem a passagem do fluído em apenas um sentido.
Uma válvula ou registro é um dispositivo que regula, direciona ou controla o fluxo de um fluido (gases, líquidos ou sólidos fluidizados), através da abertura, fechamento ou obstrução parcial de várias passagens. As válvulas são tecnicamente acessórios, mas são geralmente tratados como uma categoria separada.
Quando a válvula termostática apresenta um defeito A consequência do mal funcionamento da válvula termostática pode ser o super aquecimento do motor, já que a temperatura pode ficar bem elevada. Com a retirada da válvula termostática, teoricamente o fluxo vai direto do motor para o radiador.
Como já citado, a válvula termostática cumpre uma função muito importante dentro do sistema de arrefecimento do motor, pois controla a passagem do líquido de refrigeração pelo circuito do motor até o radiador.
A válvula termostática é uma peça importantíssima do sistema de arrefecimento dos carros. Ela controla a temperatura do motor. Quando o motor está frio, ela fica fechada, fazendo com que o líquido de arrefecimento (água e aditivo) volte para o bloco do motor.
A válvula pode estar travada na posição totalmente fechada. – O marcador de temperatura está se elevando além do normal e há circulação de água pela mangueira onde a válvula está instalada? A válvula pode não estar se abrindo totalmente.
Num carro com injeção eletrônica, a válvula termostática travada aberta obrigaria o sistema a enriquecer a mistura ar-combustível e isso acarretará em falhas, bem como consumo elevado e alto índice de emissão de poluentes. Se ficar fechada, então, ocorre o contrário. ... Existem dois tipos de válvula termostática.
A válvula termostática é uma delas e por isso a recomendação que fazemos aos nossos clientes é a substituição preventivamente a cada 30.
É indicado substituir a bomba quando se repara peças internas do motor, assim como checar os componentes do motor, verificar folgas e o tubo de sucção de óleo, conhecido como pescador, sempre que trocar a bomba de óleo.
Após atingir uma temperatura mínima, a válvula termostática vai se abrindo gradativamente, permitindo a troca de fluídos entre o radiador (mais frio) e o bloco do motor (mais quente). O resultado dessa mistura é um líquido a uma temperatura constante e controlada no bloco do motor.
Para testar o seu funcionamento, o passo seguinte é estimular a variação de temperatura (fato observável) e esperar variação na medição elétrica compatível com o funcionamento, ou seja, como se trata de um NTC um aumento de temperatura deverá ser acompanhado de uma redução da tensão elétrica medida.
Vida útil: precisa trocar? Segundo a Bosch, o sensor de temperatura é projetado para acompanhar a vida útil do motor. A Nakata, do mesmo modo, classifica a validade do componente como indeterminada. Assim, ele pode durar tanto quanto o carro por um todo: não é necessário trocá-lo periodicamente.
Para descobrir um sensor MAP com defeito não é complicado: os principais sintomas de problemas nesse componente são alterações na marcha-lenta e falhas no funcionamento do motor, causadas pela mistura excessivamente "rica" (muito combustível e pouco ar) ou "pobre" (pouco combustível e muito ar).
O Sensor MAP tem a função de informar à unidade de comando a pressão absoluta presente no coletor de admissão. A pressão do coletor é uma medida da carga do motor. Esta informação é utilizada no cálculo da massa de ar admitida e no cálculo do avanço do ponto de ignição.
Sintomas de falha do sensor de fluxo de ar
Sensoriamento Magnético de Corrente. Um sensor Hall pode ser usado para sensoriar a corrente de um motor num sistema de controle. O sensor é posicionado num anel de ferrite e o elo de corrente do motor pode ser formado por uma ou mais espiras no toróide de ferrite conforme a intensidade da corrente a ser sensoriada.
A principal função do sensor de rotação é medir a velocidade de rotação do motor (RPM), por meio de pulsos digitais captados em outra peça importante para o carro, a roda dentada do virabrequim, que a repassa para a central.
Os sensores automotivos mais comuns são: sensor indutivo. capacitivo....Resumindo a diferença entre sensor Hall e indutivo