Enquanto que para Kierkegaard a angústia é vista em estrita relação com o pecado, a fé e a liberdade, Heidegger busca atribuir ao fenômeno do angustiar-se um sentido ontológico, inscrito no projeto da ontologia fundamental, a partir do qual torna-se possível ao Dasein ser livre para escolher a si mesmo, e assim assumir ...
Para Heidegger, portanto, o angustiar-se não é uma dimensão ou uma tonalidade afetiva (Stimmung) entre outras, senão a manifestação no Dasein do seu poder-ser mais próprio (eigensten Sein-können), como ser livre para do si-mesmo. A angústia não tem objeto, pois ela se angustia diante do ser-no-mundo ele mesmo.
Explicação: Como disseram os filósofos Sartre e Merleau-Ponty, somos “seres em situação” e a verdade está sempre situada nas condições objetivas em que foi alcançada e está sempre voltada para compreender e interpretar a situação na qual nasceu e à qual volta para trazer transformações.
O existencialismo de Sartre, pensamento separativista da percepção e da imaginação, A Existência precede a essência, pensamento desenvolvido em o ser e o nada. “Não somos aquilo que fizeram de nós, mas o que fazemos com o que fizeram de nós”, ou ainda; Não pare agora...
Sartre (1997) usa o termo angústia para descrever o reconhecimento da total liberdade de escolha que confronta o indivíduo e o desafia a cada momento de sua existência. ... Segundo ele, ter, fazer e ser são categorias fundamentais da realidade humana, sendo a liberdade, o valor essencial desta condição.
Como superar a angústia?
É uma sensação de que falta algo em sua vida que você não sabe o que é. Depressão é tristeza, enquanto que angústia é aflição. Nós seres humanos temos uma qualidade de angústia que os filósofos chamam de “angústia existencial”. ... Não existe tratamento psicológico ou medicamentoso para este tipo de angústia.
Resposta. estado de ansiedade, inquietude; sofrimento, tormento.