EQST

Quais Os Princpios E Principais Objetivos Da Mediaço E Conciliaço?

Quais os princípios e principais objetivos da mediação e conciliação?

A conciliação e a mediação são informadas pelos princípios da independência, da imparcialidade, da autonomia da vontade, da confidencialidade, da oralidade, da informalidade e da decisão informada. ... Como já foi dito, o objetivo da mediação é a pacificação dos interesses e harmonização das posições entre as partes.

Quais são as características da mediação?

A mediação possui algumas características e princípios peculiares, entre os quais se destacam: Voluntariedade / Liberdade das partes. Confidencialidade / Privacidade. Participação de terceiro imparcial.

Quais os princípios que regem a mediação de conflitos?

A mediação é baseada nos seguintes princípios:

  • princípio da busca pelo consenso;
  • princípio da confidencialidade;
  • princípio da competência;
  • princípio da decisão informada;
  • princípio da imparcialidade;
  • princípio da isonomia entre as partes;
  • princípio da independência e autonomia;

Quanto aos princípios que regem o procedimento da conciliação mediação é correto afirmar que?

Quanto aos princípios que regem o procedimento da conciliação / mediação, é correto afirmar que: (A)O jurisdicionado deve ser informado dos seus direitos e do conflito fático em que está inserido.

Quais os impedimentos para aquele que atua como mediador no procedimento de mediação bem como sobre o prazo a ser respeitado por estes?

Impedimento em relação aos litigantes O conciliador e o mediador ficam impedidos, pelo prazo de 1 ano, contado do término da última audiência em que atuarem, de assessorar, representar ou patrocinar qualquer das partes (art. 6º da Lei / art. 172 do CPC 2015).

É necessária a participação e advogados no procedimento de mediação?

CNJ confirma que presença de advogado em mediação e conciliação não é obrigatória. O Plenário do Conselho Nacional de Justiça confirmou não ser obrigatória a presença de advogados e defensores públicos em mediações e conciliações conduzidas nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs).

Como funciona audiência de conciliação cejusc?

As audiências de conciliação e mediação, permitem que as partes cheguem a um acordo de suas lides, permitindo a extinção do processo através de uma sentença homologatória, produzindo coisa julgada material, ou seja, o acordo será atingido pelas próprias partes e homologada pelo juiz e, não determinada por ele.

Como funciona a audiência de conciliação no Juizado Especial Cível?

Como é de conhecimento geral, o § 7º do art. 334 do Código de Processo Civil de 2015 (CPC/2015) estabelece que "a audiência de conciliação ou de mediação pode realizar-se por meio eletrônico, nos termos da lei".