Pulmões. Cerca de 90% das serpentes (as mais evoluídas) apresentam o pulmão esquerdo atrofiado, e essas compensam a atrofia com o pulmão traqueal, uma extensão do pulmão direito que ajuda a serpente a respirar enquanto ela engole uma presa grande.
O coração da cobra fica na parte superior de seu corpo, ao lado do esôfago e antes do pulmão funcional.
Os tipos de respiração são: difusão, traqueal, branquial e pulmonar. A respiração é um processo que consiste basicamente na absorção do oxigênio do ambiente e na eliminação do dióxido de carbono do organismo.
A respiração traqueal é o tipo de respiração em que as trocas gasosas ocorrem através das traqueias. Esse tipo de respiração ocorre em insetos, alguns carrapatos, aranhas e centopeias. As traquéias são tubos finos, espiralados e ocos, com reforços quitinosos.
Na boca, desembocam duas glândulas salivares cuja secreção inicia o processo de digestão química. ... No papo ocorre a ação de diversas enzimas digestivas e na moela se dá a trituração do alimento. A seguir, o alimento é conduzido ao intestino, onde existem algumas projeções tubulares em fundo cego, os cecos.
O olho é convexo, com fibras nervosas provenientes das células retinianas convergindo até ao nervo ótico. Os insetos diurnos têm olhos compostos típicos em que cada um observa um campo muito pequeno, mas muito nítido da imagem final, que é constituída por um grande mosaico.
Exoesqueleto. Os insetos são do filo Arthropoda e não possuem esqueleto interno (não tem ossos dentro do corpo). Têm o corpo revestido de uma substância dura, chamada quitina, que forma um esqueleto externo (exoesqueleto), como o da foto - exoesqueleto abandonado de um Louva-a-Deus.
Na grande maioria são animais que possuem exoesqueleto (esqueleto por fora do corpo - ou casca), corpo dividido em 3 partes (cabeça, tórax e abdome ), 3 pares de patas (6 pernas), olhos compostos e 2 antenas.
Os insetos, animais do filo dos artrópodes, constituem o grupo de animais com maior número de espécies existentes. Alguns representantes são muitos conhecidos, tais como os besouros, borboletas, mosquitos, abelhas, vespas, moscas, entre outros.