Desenvolvidas pelos fenícios com base na escrita semita, as anotações fonéticas passaram a ser alfabética em meados do século XV a.C., dando origem ao primeiro alfabeto a ser usado em larga escala. O alfabeto fenício é composto por 22 signos que permitem a elaboração da representação fonética de qualquer palavra.
Resposta. Resposta: As trocas comercial fenícias e seu dinamismo econômico criaram a necessidade de organizar a escrita alfabética fonética.
Assim, o alfabeto fenício espalhou-se por toda região, levado pelos comerciantes e navegadores. O alfabeto fenício servia para manter registros de comercialização de mercadorias e um dos maiores influenciados por ele foram os gregos, que acrescentaram as vogais.
Resposta. As terras fenícias não eram favoráveis para atividades agrícolas ( que eram a principal atividade naquela época ), terras com características rochosas e como a localização era boa para comércio marítimo eles investiram nisso.
Os maiores produtos de vendas eram o cedro e a púrpura. O cedro leva cerca de dois mil anos para se decompor. Por ser uma madeira resistente era procurada para construções. Palacetes e templos foram construídos com o cedro vendido pelos fenícios.
Isto se deu pela estrutura econômica que os fenícios adotaram, que era mais adequada à realidade do seu território e aos seus domínios técnicos: o território nativo fenício era pouco fértil, mas aberto à navegação, o que favorecia a prática do comércio, mas dificultava a agropecuária.
Os fenícios eram povos de origem semita. ... Por habitarem uma região montanhosa e com poucas terras férteis, os fenícios dedicaram-se à pesca e ao comércio marítimo. As cidades fenícias que mais de desenvolveram na antiguidade foram Biblos, Tiro e Sidon.
4 – Por que os fenícios não adentraram no continente? R: Devido às altas montanhas. ... R: Os fenícios produziam: tecidos, joias, perfumes, vidro, cerâmica decorada, armas e objetos de marfim.
Resposta. Os fenícios possuíam a maior potência naval e mercantil da época e estavam em constante conflito com os gregos. Eles navegavam com as galés. A base do comércio fenício era a tinta conhecida como "púrpura tíria" que foi muito vendida e era extraída do molusco Múrex, que hoje está extinto.
A Fenícia era formada por um conjunto de cidades-Estado autônomas. Cada cidade tinha um governo independentes, exercido pelos membros da classe aristocrática, composta por ricos comerciantes, armadores e artesãos. De modo geral, o chefe do governo era um rei, cuja função transmitia-se por hereditariedade.
Resposta. a principal atividade econômica dos fenícios era o comercio e para se locomoverem e levar os produtos para o seu destino eles usavam a navegação assim eles viraram os maiores navegadores de Antiguidade e ajudaram nas rotas marítimas que descobriam.
As principais cidades fenícias foram Sidon e Tiro, que possuíam um desenvolvimento econômico muito grande, e Biblos, também conhecida como Gebal e principal centro religioso desse povo.
Nessa região, formaram se várias Cidades-Estados (Biblos, Sídon e Tiro) que se alternavam no controle da região.
Resposta:
Sídon, Sidon, ou Sidom (em árabe: صيدا; romaniz.: Saydā) é a terceira maior cidade do Líbano. Situa-se na costa do mar Mediterrâneo, a cerca de quarenta quilómetros ao norte de Tiro e a quarenta e oito quilómetros da capital do país, Beirute.