A principal matéria-prima natural usada para fabricação do clínquer é a rocha calcária, e o principal fator responsável pela emissão de dióxido de carbono no processo de fabricação de cimento Portland é a calcinação desse calcário, pois a cada 1.
O cimento é composto de clínquer e de adições, sendo o clínquer o principal componente, presente em todos os tipos de cimento. O clínquer tem como matérias-primas básicas o calcário e a argila. A propriedade básica do clínquer é que ele é um ligante hidráulico, que endurece em contato com a água.
O cimento é composto principalmente do clínquer – uma mistura de calcário, argila e componentes químicos – e diferenciado conforme a adição de outros materiais, como: gesso, que aumenta o tempo de pega; escória, que aumenta a durabilidade na presença de sulfato, mas, quando em grandes quantidades, pode diminuir a ...
Devido a algumas propriedades específicas, como o pH elevado, o cimento pode desencadear reações alérgicas no organismo humano. Para evitá-las, bastam alguns cuidados durante o manuseio.
Sua composição básica é o Carbonato de Cálcio – CaCO3 – e, especificamente para a fabricação do cimento, o teor desse carbonato deve ficar entre 80 e 85%. Porém, como em outros minerais, há também a presença de elementos indesejáveis.
Tecnicamente, o calor de hidratação pode ser definido como o calor liberado pelo concreto através de um processo exotérmico, no caso a reação do cimento com a água. Um processo exotérmico nada mais é do que uma reação química em que há transferência de energia do interior de um objeto para o meio exterior.
O endurecimento do material acontece como resultado do processo de hidratação, que é a reação química do clínquer com a água. Assim, os silicatos de cálcio hidratados são formados e, junto do calor de hidratação, acabam influenciando nas propriedades mecânicas e físicas do concreto depois de endurecido.
Basicamente, é denominado processo de hidratação do cimento as reações químicas que ocorrem entre a água e os silicatos e os aluminatos presentes no cimento, que, com o transcorrer do tempo, formam uma massa endurecida e resistente.
30 °C
Como fazer concreto refratário
O componente do cimento C3S, com grande calor de hidratação, está com teor cada vez maior no cimento Portland, em detrimento do C2S. Daí surge um calor excessivo nos concretos. Ao resfriar, o concreto retrai e fissura. Quanto maior o teor de C3S e de C3A, maior o calor de hidratação do cimento.
A temperatura do ambiente altera as propriedades a qualidade do concreto porque interfere na hidratação do cimento. ... “Isso costuma ser feito com a adição de água, o que altera a relação água-cimento e compromete a resistência do material”, explica o especialista.
Leve (35 a 33ºC): Sensação de frio, tremor, diminuição da atividade motora (letargia ou prostração), espasmos musculares. A pele fica fria, as extremidades (ponta dos dedos, lábios, nariz, orelhas) mostram tonalidade cinzenta ou cianótica (levemente arroxeada). A vítima mostra sinais de confusão mental.
21 dias