20 de julho de 1873, Santos Dumont, Minas Gerais, Brasil
Avião
Alberto Santos Dumont (1873-1932) nasceu na Fazenda Cabangu, em João Gomes - hoje Santos Dumont, Minas Gerais, no dia 20 de julho de 1873. ... Santos Dumont teve cinco irmãs e dois irmãos. Entre os homens, era o caçula da família. Aprendeu a ler com sua irmã Virgínia.
Santos Dumont, Minas Gerais, Brasil
Santos Dumont
Orville Wright
Irmãos Wright
Após trabalhar com diversas ferramentas para voar, como propulsores, geradores de ar quente, hélices e trem de pouso, Dumont conquistou seu maior desafio.
Seu conceito também era conhecido em outras regiões do mundo – os chineses teriam começado a usá-la em torno de 2000 a.C. e os olmecas, um povo que viveu onde hoje é o sul do México, já construíam desde pelo menos 1500 a.C. brinquedos para suas crianças com rodas maciças feitas de pedra (ainda que curiosamente nunca ...
Isto é fundamental porque o trem de pouso gera arrasto aerodinâmico durante o voo. ... Com isso, ele aumenta o consumo de combustível, dificulta o ganho de velocidade (airspeed) e pode até mesmo atrapalhar nas curvas, pois seu formato interfere na aerodinâmica do avião como um todo.
Os motores a reação surgiram, como conceito, no primeiro século depois de Cristo, quando Heron de Alexandria inventou o eolípila. Este usava vapor direcionado através de dois tubos de modo a conseguir movimentar uma esfera em seu próprio eixo.
Criado para funcionar como freio durante o pouso, o reverso forma uma concha na parte traseira do motor e inverte a direção do fluxo de ar. Com a aeronave parada em solo, o piloto aciona o reverso e aplica potência no motor. ... Assim como nos jatos, o sistema foi criado para auxiliar na frenagem durante o pouso.
O reversor é acionado manualmente. ... Uma vez que a velocidade da aeronave tenha diminuído, o reversor é desligado para evitar que o fluxo de ar invertido contribua na ingestão de detritos para evitar danos ao motor.
Um exemplo é o turboélice de fluxo reverso, um motor compacto que tem seu funcionamento diferente. O ar é captado pela parte traseira do motor e a saída dos gases de escapamento é feita na parte dianteira. Essa tecnologia é encontrada no PT6, que equipa o Bandeirante.
No caso de aviões, os freios são independentes. Então, o freio que tá no meu pé esquerdo, ele vai frear só a roda que tá aqui do lado esquerdo. E o freio que tá no pé direito, vai frear a roda do lado direito. Então, eu utilizo tanto o pedal do trem de pouso, quanto o pedal de freio pra poder fazer essas curvas.
São esses pedaços de borracha que sustentam as dezenas de toneladas de um avião, absorvem grande parte do enorme impacto na hora do pouso, rodam a mais de 300 quilômetros por hora durante a decolagem e ainda suportam variações de temperatura extremas.
Isso se chama sustentação. É o que faz o avião decolar e manter-se no ar, mesmo sendo mais denso (“pesado”) que ele. Esse efeito acontece por conta da diferença de pressão entre a parte de cima e a de baixo da asa. Essa força cresce exponencialmente conforme a velocidade aumenta.
Pedais. Controlam o leme de direção e movimentam o avião para a esquerda ou a direita – ao pressionar o da direita, o jato vira para a direita. No pouso, servem para parar o avião: empurrando a ponta dos dois pedais para baixo, o piloto freia as rodas do trem de pouso principal, situado no meio do avião.
Eu já até vi isso acontecer em filmes, não é assim que funciona, em avião nenhum, você faz curva no chão, no taxiamento, usando o mancha. Você faz isso utilizando os pedais, que estão lá embaixo. No caso, os aviões, existe dois tipos de pedal, o pedal de freio e o pedal do leme.
Todas as aeronaves – aviões e helicópteros – devem decolar e pousar com vento de frente para garantir a segurança das operações. ... Instantes antes da decolagem ou do pouso, os pilotos são sempre informados pela torre de controle da direção e velocidade do vento.