O produto de solubilidade (Kps) corresponde à constante de equilíbrio que relaciona um soluto pouco solúvel e seu íons em solução. O produto de solubilidade é simbolizado por KPS ou KS e é uma constante de equilíbrio entre um sólido não dissolvido e seus íons.
O coeficiente de solubilidade é uma grandeza que determina a quantidade máxima de um soluto que podemos dissolver em uma dada quantidade de solvente em certa temperatura. Imagine que você adicione 10 g de sal de cozinha (cloreto de sódio - NaCl) em um copo com 100 g de água a 20ºC.
Solução diluída: a quantidade de soluto é muito pequena em relação à de solvente, sendo assim, a solução se encontra completamente diluída. Solução concentrada: quando a quantidade de soluto é grande em relação à de solvente, ou seja, a solução não se encontra dissolvida.
Os solutos podem ser classificados em: Solúvel: são os solutos que se dissolvem no solvente. Pouco solúvel: são os solutos que apresentam dificuldade de se dissolver no solvente. Insolúvel: são os solutos que não se dissolvem no solvente.
Soluções iônicas e moleculares diferenciam-se porque a primeira possui íons e conduz corrente elétrica, já a segunda não possui íons, portanto, não é eletrolítica.
São soluções que apresentam uma quantidade menor de soluto do que seria possível dissolver em 100 g de solvente. No gráfico, representa os pontos abaixo da curva de solubilidade.