EQST

Quais Os Fatores Que Influenciam O Grau De Cristalinidade De Um Polmero?

Quais os fatores que influenciam o grau de cristalinidade de um polímero?

Condições de processamento – Temperatura de cristalização Somado a isso, quanto maior a temperatura, menor a viscosidade do fundido e maior a mobilidade das cadeias, o que resulta em maior cristalinidade. Caso a temperatura esteja mais próxima à Tg, favoreceremos a nucleação.

O que é uma coisa amorfa?

Significado de Amorfo adjetivo Que não tem forma determinada, definida; disforme, informe. ... Sem vivacidade, sem energia, inativo: sujeito amorfo. Cuja composição torna impossível qualquer identificação: organismo amorfo.

O que é a cristalinidade de um polímero?

A cristalinidade se refere ao grau de ordem estrutural de um sólido. Em um cristal, o arranjo de átomos ou moléculas é consistente e repetitivo. Muitos materiais, como cerâmica de vidro e alguns polímeros, podem ser preparados de forma a produzir uma mistura de regiões cristalinas e amorfas.

Quanto maior a cristalinidade de um polímero?

Quanto maior a cristalinidade de um polímero, maior será a sua flexibilidade. Quanto maior a cristalinidade de um polímero, menor será a resistência térmica. Quanto maior a cristalinidade de um polímero, menor será a sua dureza. Quanto maior a cristalinidade de um polímero, maior será a sua resistência química.

O que a cristalinidade afeta nas propriedades dos polímeros?

Quanto maior o grau de cristalinidade dos polímeros mais opacos eles se tornam. Assim, polímeros transparentes não possuem cristalinidade, ou seja, são amorfos. Além disso, à medida que os teores de cristalinidade aumentam em um polímero, há também o aumento do módulo elástico, resistência ao escoamento e dureza.

O que é a temperatura de cristalização?

A temperatura de cristalização (Tc) se encontra em uma faixa superior à temperatura de transição vítrea e inferior à temperatura de fusão. A cristalização se inicia a partir de núcleos individuais e vai se desenvolvendo radialmente, formando estruturas chamadas esferulitos (com diferentes tamanhos).

O que acontece com a rigidez do polímero quando a temperatura aumenta?

A rigidez dos termoplásticos diminui devido a esse efeito. Quando a Tg é atingida, a rigidez permanece a mesma por um curto período de tempo, i.e., em ou próximo a E2, até que a temperatura exceda Tm, e o polímero derreta. Esta região é chamada de platô ou estado borrachoso.

Porque Polimeros amorfos são transparentes?

Nos materiais de estrutura amorfa, a luz incidente atravessa os seus átomos/moléculas constituintes sem qualquer dificuldade, pois não encontra planos cristalinos para ser reflectida. Por esta razão, os materiais amorfos são completamente transparentes.

Qual a diferença entre as estruturas CFC e CCC?

(CCC) cúbica de corpo centrado, (CFC) cúbica de face centrada e (HC) hexagonal compacta. Na (CCC) existe um átomo em cada vértice de um cubo e um outro átomo no centro do mesmo, esta estrutura pode ser encontrada no tungstênio, tântalo, bário, nióbio, lítio, potássio, vanádio, cromo, etc...

O que é uma célula unitária em um cristal?

CÉLULA UNITÁRIA: agrupamento de átomos formando uma unidade básica representativa de uma determinada estrutura cristalina específica seja em geometria como simetria. O conceito de célula unitária é usado para representar a simetria de uma determinada estrutura cristalina.

O que é fator de empacotamento em uma célula unitária Calcule o fator de empacotamento para as células cúbicas para metais?

Calcule o fator de empacotamento para as células cúbicas para metais. O fator de empacotamento (FE) é a fração de volume da célula unitária efetivamente ocupada por átomos, assumindo que os átomos são esferas rígidas. ... Para o CFC, para 4 átomos, o fator de empacotamento é de 0,74 ou 74 %.

Qual a estrutura cristalina do ouro?

O ouro possui uma estrutura cristalina cúbica cuja célula unitária tem uma aresta de 407,9 pm (pico-metro) de comprimento. A densidade do metal é de 19,3 g/cm3. Com esses dados e com a massa atômica, calcular o número de átomos de ouro em uma célula unitária.