18, Tesla desenvolveu um motor de indução que funcionava com corrente alternada (CA), um formato de sistema de energia que se expandia rapidamente na Europa e nos Estados Unidos devido às suas vantagens na transmissão de longa distância e de alta tensão.
Outra vantagem da corrente alternada é a possibilidade de transmissão em alta tensão, o que reduz as perdas de energia durante o transporte. Isso permitiu a criação de redes de transmissão de energia elétrica em larga escala, possibilitando a eletrificação de cidades inteiras.
Em 1860, o cientista italiano Antonio Pacinotti montou o primeiro protótipo funcional de uma máquina que convertia energia mecânica em um fluxo estável de elétrons graças à energia elétrica de indução: o dínamo. Pacinotti percebeu que seu dínamo era reversível: fornecendo eletricidade, a máquina girava.
Qual a diferença entre corrente contínua e corrente alternada?Corrente Contínua (CC)ExemplosPilhas Baterias Dínamos Energia fotovoltaica (energia solar) Fontes retificadoras de correnteUtilizaçãoCircuitos eletroeletrônicos. Circuitos de baixa tensão. Geração de energia solar. Linhas de transmissão submarinas.Mais 1 linha
Edison deu-se por vencido apenas quando Tesla e Westinghouse jogaram sua maior cartada: a construção da hidrelétrica de Niagara Falls, que utilizava a corrente alternada para gerar quantidades colossais de energia.
Até o final do século XIX, os poucos lugares que possuíam equipamentos elétricos eram abastecidos por corrente contínua, vendida e defendida pelo inventor Thomas Edison. ... Por isso, iniciou uma campanha de desinformação, tentando fazer a população acreditar que a corrente alternada de Tesla era extremamente perigosa.
O trabalho começou em 1893 e a eletricidade passou a ser gerada e transmitida via corrente alternada.
Você sabia que Nikola Tesla foi um dos responsáveis pela revolução da eletricidade com a corrente alternada? Graças a ele, hoje em dia podemos desfrutar de energia elétrica de forma mais eficiente e segura. Se você quer saber mais sobre a história desse gênio da eletricidade, confira esse site com informações incríveis sobre sua vida e obra. E se quiser entender melhor como funciona a corrente alternada, dê uma olhada nesse artigo super explicativo do Mundo da Elétrica.
Foi em 1752 empinando uma pipa durante a tempestade de raios que Benjamin Franklin resolveu fazer um experimento. Neste experimento a pipa comum, feita de seda e presa em uma linha que tinha uma chave de metal em sua extremidade.
A corrente alternada é mais eficiente para transmitir energia elétrica a longas distâncias, é mais fácil de ser convertida em diferentes níveis de tensão e é mais segura para ser usada em aplicações de alta potência.
A corrente alternada permitiu que a energia elétrica fosse transmitida a longas distâncias, tornando possível a criação de redes elétricas interconectadas. Isso permitiu que as fábricas e as cidades fossem alimentadas com energia elétrica, o que impulsionou a Revolução Industrial.
No final do século XIX, o mundo estava em constante evolução e a eletricidade se tornava cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Nesse contexto, um jovem engenheiro chamado Nikola Tesla fez uma descoberta que mudaria para sempre a forma como a energia elétrica era transmitida: a corrente alternada.
Em 1887, Tesla desenvolveu um motor de indução que funcionava com corrente alternada (CA), um formato de sistema de energia que se expandia rapidamente na Europa e nos Estados Unidos devido às suas vantagens na transmissão de longa distância e de alta tensão.
Estas siglas vêm do inglês. AC significa “Alternating Current” e DC significa “Direct Current”. Esta nomenclatura é um tanto absurda parecendo inventada por pessoas que confundem corrente e voltagem. Por exemplo, encontramos nos multímetros uma faixa “V AC” (voltagem corrente alternada).
A corrente alternada é um tipo de corrente elétrica que muda de direção periodicamente. Ela é usada para transmitir energia elétrica de longas distâncias e é mais eficiente do que a corrente contínua (DC).
O registro de corrente contínua já pertencia a Edison e ela era aplicada nas invenções do cientista. Já Tesla patenteou sua descoberta de corrente alternada para utilizá-la em máquinas que já havia inventado ainda em Paris, como a turbina que ganhou seu nome, o motor de indução e o transformador de alta voltagem.
Correntes alternadas podem ser encontradas em linhas de transmissão, circuitos de alta tensão, geradores e inversores de corrente, além de serem usadas no transporte de energia elétrica desde as usinas de produção até os centros de distribuição e, então, até a sua residência.
Edison sempre foi um grande visionário, mas o ego e a ganância sempre estiveram à frente de suas decisões. Ao longo dos anos, ficou claro que na disputa entre o ego e a ganância, o ego vencia fácil, algo que seria fator determinante para que ele perdesse a Guerra das Correntes Elétricas.
Só que essa foi apenas uma das suas grandes invenções, visto que Edison chegou a registrar mais de mil patentes, incluindo o fonógrafo que é um aparelho que reproduzia o som e posteriormente evoluiu para os toca discos, regulador de corrente para máquinas elétricas, válvulas precursoras das válvulas de rádio, distribuidor de energia subterrânea e baterias.
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.
Com a implementação da corrente alternada, foi possível criar redes de transmissão de energia elétrica em larga escala, possibilitando a eletrificação de cidades inteiras. Isso teve um impacto significativo na vida das pessoas, permitindo o surgimento de novas indústrias e melhorias na qualidade de vida.